Santa Catarina apresentou uma nova queda no índice de balneabilidade das praias, segundo o relatório semanal divulgado nesta sexta-feira (17) pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA). Com 64,14% das praias próprias para banho, o Estado registra uma queda em relação à semana anterior, aumentando o número de locais impróprios para banhistas. O resultado é anunciado a apenas três dias do final do verão.
Dos 237 locais analisados pelo programa de monitoramento do litoral catarinense, apenas 152 pontos são próprios para banho. Esse número representa uma diminuição de cinco pontos em relação à semana anterior. De acordo com o IMA, 11 locais que antes eram considerados adequados para banhistas passaram a ser impróprios, enquanto seis locais antes impróprios agora apresentam condições adequadas.
A cidade de Florianópolis, no entanto, manteve o índice de balneabilidade estável nesta semana, com 62 pontos adequados para banho dos 87 locais avaliados pelo monitoramento. O número representa 71,26% das áreas com coleta de água no litoral da cidade.
Essa é a segunda queda consecutiva no índice de balneabilidade no Estado durante o período de verão, que já havia começado com porcentagens de qualidade da água abaixo do histórico. Com isso, Santa Catarina encerra uma temporada marcada por análises negativas de praias famosas do litoral, como a praia Central de Balneário Camboriú, que agora está inteiramente imprópria para banhistas novamente.