keyboard_backspace

Página Inicial

tempo

SC vai registrar 30°C antes da chegada de nova massa de ar polar que promete derrubar temperaturas

Mudanças no tempo serão registradas na próxima semana

X

Uma nova massa de ar frio de origem polar deve ser registrada no mês de setembro em Santa Catarina. As previsões indicam que os termômetros voltam a registrar temperaturas baixas entre a última semana de agosto e a primeira de setembro.

Mas, antes disso, o calor voltará a ser registrado. Isso porque na próxima terça-feira (17), as temperaturas chegarão aos 30°C em Santa Catarina. De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, uma massa de ar quente chega ao Estado, deixando o tempo seco.

Então, novamente, o frio volta a surgir a partir do dia 23 de agosto, com a passagem de uma frente fria que deve trazer chuva a todas as regiões. A frente fria precede a chegada da massa de ar frio de origem polar.

Conforme o meteorologista, as temperaturas devem cair em todas as regiões, mas o frio não será tão rigoroso como observado nas ondas de frio anteriores. Scheuer destaca que ainda é cedo para levantar a possibilidade de neve, que é prevista, geralmente, 72 horas antes do evento.

“Precisaremos ter ar frio em níveis baixos e médios na atmosfera e transporte de umidade. Ainda é muito cedo para falar se vamos ter neve. O frio forte desse inverno já passou. Não dá para comparar a próxima massa com o que já tivemos até agora”, explica.

Início de setembro

O meteorologista diz que o início do mês de setembro deve ser marcado por chuvas regulares e frequentes, típicas de primavera. A chuva pode vir acompanhada de tempestades por conta do ingresso de ar quente e úmido que vem da floresta amazônica. Conforme Scheuer, na primeira quinzena de setembro, existe a possibilidade de uma nova massa de ar frio chegar a Santa Catarina. Contudo, ele acrescenta que o frio não deve ser rigoroso.

 “Setembro é um mês de transição de estações, marcado pelo ar quente. Ainda podemos observar um pouco de frio, mas é um mês predominantemente mais chuvoso”, comenta.

tempo

Meteorologista diz que tornado atingiu cidade de SC durante a madrugada

Um tornado de categoria F0 teria atingido a cidade de Guatambu, no Oeste do Estado, durante a madrugada desta terça-feira (14), segundo avalia o meteorologista Piter Scheuer. Nas redes sociais, ele compartilhou fotos de locais […]

tempo

Enorme massa de ar quente atinge o Brasil e vai provocar máximas de até 40°C no Sul do país

Temperatura são consideradas acima do normal para esta época do ano para a Região Sul

tempo

Anticiclone Lucífer que causa calor de 48,8°C na Europa pode chegar ao Brasil?

Origem do calor, segundo especialistas, é o deserto do Saara e, isso, de alguma forma, explica a intensidade do clima

tempo

Forte neve em Gramado na noite desta quarta-feira

A onda de ar frio que passa pelo Sul do país trouxe neve a pelo menos 13 cidades do Rio Grande do Sul, além de chuva congelada, nesta quarta-feira (28). Em São Francisco de Paula, […]

tempo

Cidades do RS registram neve e chuva congelada na tarde desta quarta-feira

Com a redução do vento, algumas precipitações, ainda que tímidas, podem ser observadas por moradores

Mais notícias

Segurança

Bebê com hematoma é levado morto para UPA de SC e pais são presos em flagrante

Pai da criança, um homem de 19 anos, relatou que a esposa, 17, deixou o bebê com ele para comprar um lanche

coronavirus

Coronavírus em SC: Estado confirma 1.169.031 casos e 19.075 mortes

Na comparação com o boletim anterior, diminuiu em 26 o número de casos ativos e há 8 óbitos adicionais