keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

SCGÁS assina contrato inédito para fornecimento extra de gás natural

O contrato prevê a entrega de 273,7 milhões de m³ de gás natural em cinco anos, cerca de 150 mil m³/dia

X
Divulgação
Siga-nos no google-news

A Companhia de Gás de SC (SCGÁS) firmou contrato com a distribuidora NFE Power para fornecimento extra de gás natural para os próximos cinco anos. A assinatura do contrato ocorreu após encerramento de uma chama pública adicional a fim de garantir a oferta do insumo ao Estado, que está sob pressão devido ao aumento do consumo e ao limite da capacidade dos gasodutos em solo catarinense. O contrato prevê a entrega de 273,7 milhões de m³ de gás natural em cinco anos, cerca de 150 mil m³/dia. 

A previsão para o início do fornecimento é março de 2022, após as autorizações e licenças para a construção e operação do sistema. O transporte do insumo ocorrerá no modal rodoviário de Gás Natural Liquefeito (GNL) até o município de Içara, onde será regaseificado e injetado diretamente na rede de distribuição da SCGÁS. Inicialmente o insumo virá da Argentina, mas pode chegar via navio no litoral Norte do Estado, caso a estrutura de um terminal de regaseificação na Baía da Babitonga seja concluído a tempo. 

“A conclusão deste processo irá nos ajudar a ampliar e diversificar o fornecimento e o número de clientes atendidos pelo gás natural no Sul de Santa Catarina, região que tem uma grande quantidade de indústrias, principalmente do segmento cerâmico. Além disso, desde que superada a limitação do gasoduto neste trecho, poderemos remanejar a planta de regaseificação para qualquer outra região do Estado para implantação de rede isolada”, explica o presidente da SCGÁS, Willian Anderson Lehmkuhl,. 

Chamada Pública Coordenada

Além desta chamada pública, a SCGÁS participa de outra Chamada Pública Coordenada, denominada CP22, junto com outras quatro distribuidoras de gás natural do centro-sul. O objetivo é ampliar o fornecimento de gás natural no Estado e contribuir com a abertura do mercado de gás natural no país. 

Entre 2022 e 2023, a CP22 irá contratar, no conjunto das cinco distribuidoras participantes, cerca de 3,5 milhões de m³/dia de gás natural, complementando aos volumes já contratados. A partir de 2024, o valor deve ser ainda maior, com potencial de contratação de 6 milhões de m³/dia.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias ClicSC.
Economia

Por um número catarinenses não são os novos milionários da Mega-Sena

O prêmio estava acumulado em R$ 120 milhões; quatro pessoas do estado acertaram a quina

Economia

Passo a passo: como migrar a sua empresa para o mercado livre de energia

Desde janeiro de 2024, pequenas e médias empresas têm permissão para migrar para o mercado livre de energia, onde a energia elétrica pode ser negociada a preços mais competitivos; saiba quais os passos uma empresa deve seguir para realizar a migração

Economia

Hyundai é mais uma gigante do setor automotivo que pode operar no Porto de Itajaí

Terminal já recebeu operações da General Motors (GM) e atualmente trabalha com a BMW

Economia

Governo de SC tem prazo de dois anos para licitar o Ferry Boat entre Itajaí e Navegantes

Além disso, melhorias foram determinadas para um prazo de 30 dias, como a adoção de outras formas de pagamento

Economia

B•Fabbriani anuncia contratação do escritório Sérgio Santana para paisagismo de empreendimento no Rio Grande do Sul

Incorporadora com atuação no Litoral de Santa Catarina também confirmou a abertura de nova sede no Rio de Janeiro