keyboard_backspace

Página Inicial

economia

SCGÁS assina contrato inédito para fornecimento extra de gás natural

O contrato prevê a entrega de 273,7 milhões de m³ de gás natural em cinco anos, cerca de 150 mil m³/dia

X
Divulgação

A Companhia de Gás de SC (SCGÁS) firmou contrato com a distribuidora NFE Power para fornecimento extra de gás natural para os próximos cinco anos. A assinatura do contrato ocorreu após encerramento de uma chama pública adicional a fim de garantir a oferta do insumo ao Estado, que está sob pressão devido ao aumento do consumo e ao limite da capacidade dos gasodutos em solo catarinense. O contrato prevê a entrega de 273,7 milhões de m³ de gás natural em cinco anos, cerca de 150 mil m³/dia. 

A previsão para o início do fornecimento é março de 2022, após as autorizações e licenças para a construção e operação do sistema. O transporte do insumo ocorrerá no modal rodoviário de Gás Natural Liquefeito (GNL) até o município de Içara, onde será regaseificado e injetado diretamente na rede de distribuição da SCGÁS. Inicialmente o insumo virá da Argentina, mas pode chegar via navio no litoral Norte do Estado, caso a estrutura de um terminal de regaseificação na Baía da Babitonga seja concluído a tempo. 

“A conclusão deste processo irá nos ajudar a ampliar e diversificar o fornecimento e o número de clientes atendidos pelo gás natural no Sul de Santa Catarina, região que tem uma grande quantidade de indústrias, principalmente do segmento cerâmico. Além disso, desde que superada a limitação do gasoduto neste trecho, poderemos remanejar a planta de regaseificação para qualquer outra região do Estado para implantação de rede isolada”, explica o presidente da SCGÁS, Willian Anderson Lehmkuhl,. 

Chamada Pública Coordenada

Além desta chamada pública, a SCGÁS participa de outra Chamada Pública Coordenada, denominada CP22, junto com outras quatro distribuidoras de gás natural do centro-sul. O objetivo é ampliar o fornecimento de gás natural no Estado e contribuir com a abertura do mercado de gás natural no país. 

Entre 2022 e 2023, a CP22 irá contratar, no conjunto das cinco distribuidoras participantes, cerca de 3,5 milhões de m³/dia de gás natural, complementando aos volumes já contratados. A partir de 2024, o valor deve ser ainda maior, com potencial de contratação de 6 milhões de m³/dia.

Fonte: Clicsc

economia

Gasolina e gás de cozinha aumentam de novo; Preço do botijão já chega há R$ 130

Mesmo sem a Petrobras aumentar o preço do produto nas suas refinarias, já soma alta de mais 5%

economia

Gasolina mais barata do Brasil: Procon faz posto vender combustível a preço de custo em SC

Procon vai penalizar outros postos e obrigar estabelecimentos a vender gasolina por 24 horas a preço de custo

economia

Setor de serviços cresce 17% em SC no acumulado do ano, aponta IBGE

O crescimento catarinense foi o quarto maior entre todos os estados. A média nacional ficou em 10,7%

economia

PIB de Santa Catarina avança acima da média nacional e chega a 9%

Santa Catarina ocupa um das melhores posições de crescimento econômico no cenário nacional

Mais notícias

mundo

Menina de 2 anos e bebê são abandonadas em matagal na fronteira dos EUA

Elas foram encontrados quando agentes que estavam em um barco notaram “uma cor incomum” na margem do rio

Segurança

Jovem de 24 anos morre após bater moto em carro na BR-282

Vítima pilotava uma Honda/Biz e morreu no local do acidente.