keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Secretaria da Agricultura anuncia a interdição de áreas de cultivo de moluscos em Florianópolis

Cidasc intensificou as coletas para monitoramento das áreas de produção de moluscos interditadas e arredores

X

A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural anunciou, nesta sexta-feira, 5, a interdição das áreas de cultivo de moluscos de Caieira da Barra do Sul e Taperinha, em Florianópolis, devido à alta concentração da ficotoxina ácido ocadaico. Nessas localidades está proibida a retirada e comercialização de ostras e mexilhões e seus produtos, inclusive nos costões e beira de praia.

A interdição é necessária quando é detectada uma concentração de ficotoxina ácido ocadaico acima dos limites permitidos nos cultivos de moluscos bivalves. Quando consumida por seres humanos, essa substância pode ocasionar náuseas, dores abdominais, vômitos e diarreia.

A Cidasc intensificou as coletas para monitoramento das áreas de produção de moluscos interditadas e arredores. Os resultados dessas análises definirão a liberação ou a manutenção da interdição. Os locais de produção interditados serão liberados após dois resultados consecutivos demonstrando que os moluscos estão aptos para o consumo.

Áreas liberadas

As localidades de Enseada do Brito e Maciambu, em Palhoça, estão liberadas e está permitida a retirada e comercialização de ostras e mexilhões e seus produtos, inclusive nos costões e beira de praia.

Monitoramento constante

Santa Catarina é o único estado do país que monitora permanentemente as áreas de cultivo. O Programa Estadual de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos é um dos procedimentos de gestão e controle sanitário da cadeia produtiva, permitindo maior segurança para os produtores e consumidores.

Geral

Agricultura entrega documentação para regularizar mais de 1,8 mil imóveis rurais de Abelardo Luz

Com o Programa Terra Legal, a Secretaria da Agricultura fornece o georreferenciamento necessário para que os produtores conquistem a escritura da terra

Geral

Defesa Civil assina termo de compromisso para liberar recursos para novas pontes em São Bento do Sul e Peritiba

O ato contou com a presença do prefeito Antônio Tomazini e do deputado estadual Vicente Caropreso. O valor é de R$ 118.640,60

Geral

Ex-princesa da Festa do Pinhão de Lages morre de AVC aos 30 anos

Flávia deixa marido e uma filha de quatro anos. Não foram divulgadas informações sobre o sepultamento da médica

Geral

SCGÁS vai plantar mais de 10 mil árvores em Santa Catarina

Companhia firmou contrato com a Ambiens para compensação ambiental

Geral

Itajaí atinge marca histórica de 11,4 mil novas carteiras assinadas somente neste ano

Outubro registrou segunda melhor marca na geração de empregos em 2021

Mais notícias

Geral

Agricultura entrega documentação para regularizar mais de 1,8 mil imóveis rurais de Abelardo Luz

Com o Programa Terra Legal, a Secretaria da Agricultura fornece o georreferenciamento necessário para que os produtores conquistem a escritura da terra