keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Secretaria da Agricultura interdita cultivos de ostras e mexilhões em São José e Biguaçu

A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural comunica a interdição dos cultivos de ostras e mexilhões das localidades de Serraria e Barreiros, no município de São José, e de Tijuquinhas […]

X

A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural comunica a interdição dos cultivos de ostras e mexilhões das localidades de Serraria e Barreiros, no município de São José, e de Tijuquinhas e São Miguel, em Biguaçu.

A medida é necessária devido à presença de Escherichia coli (E. coli) acima dos limites permitidos. A partir desta terça-feira, 19, está proibido retirar e comercializar ostras, mexilhões, vieiras, berbigões e seus produtos, inclusive nos costões e beira de praia dessas áreas.

Exames laboratoriais detectaram a concentração de coliformes fecais acima dos limites permitidos para o consumo de moluscos bivalves.

Áreas liberadas sob condição

Santa Catarina tem ainda algumas áreas liberadas sob condição, ou seja, as ostras e mexilhões só podem ser comercializados após depuração ou tratamento térmico.

As localidades que estão nessa classificação são: Paulas, em São Francisco do Sul; Praia Alegre e Armação do Itapocorói, em Penha; Laranjeiras, em Balneário Camboriú; Canto dos Ganchos, Calheiros, Fazenda da Armação, em Governador Celso Ramos; Barro Vermelho, em Florianópolis; Ponta de Baixo, em São José; Barra do Aririú, Praia do Pontal, Praia do Cedro, Enseada do Brito e Passagem do Maciambú, em Palhoça.

Monitoramento

A Cidasc segue com o monitoramento constante das áreas de produção de moluscos interditadas e arredores. Os resultados dessas análises definirão a liberação ou a manutenção das interdições das áreas afetadas.

Maricultura em Santa Catarina

Santa Catarina é o maior produtor nacional de moluscos, com 39 áreas de produção distribuídas em 11 municípios do Litoral. O setor gera mais de 1,9 mil empregos diretos e a produção gira em torno de 13 mil toneladas de mexilhões, ostras e vieiras.

Santa Catarina é destaque nacional

Santa Catarina é o único estado do país que realiza o monitoramento permanente das áreas de cultivo. O Programa Estadual de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos é um dos procedimentos de gestão e controle sanitário da cadeia produtiva, dando garantia e segurança para os produtores e consumidores.

Geral

Menino de 13 anos desaparece após submergir em rio de Santa Catarina

O trabalho de buscas foi reiniciado no início da manhã deste domingo (7)

Geral

Caminhões não podem entrar em Porto Belo pela via principal

O Governo do Município de Porto Belo através do Decreto Nº 2.701, delimita o acesso de caminhões de grande porte ao Município. Considerando que o acesso principal do Município, pela Avenida Governador Celso Ramos através […]

Geral

SC contrata os primeiros 20 leitos de UTI na rede privada

Os leitos ficam em um hospital de Florianópolis. Eles vão receber pacientes do Sistema Único de Saúde encaminhados pela Secretaria de Estado da Saúde

Geral

VÍDEO: Cobra caninana de quase 2 metros é encontrada no quintal de residência em SC

Cobra tenta subir pela parede para fugir, mas é capturada por biólogo

Geral

Casal esquece de pagar bilhete de loteria e perde R$ 1,4 bilhão em sorteio

A notícia de que o pagamento do bilhete não havia sido gerado foi certificada pela própria loteria

Mais notícias

coronavirus

Unimed Litoral informa que trabalhando na capacidade máxima por conta da Covid-19

Transferências para outros hospitais estão comprometidas neste momento

Segurança

PM encerra festa clandestina e apreende violão

Conforme a Polícia Militar, esta foi a única ocorrência durante o primeiro dia do final de semana