keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Seguem abertas inscrições para EJA até próximo dia 12 de agosto em São José

Sete polos disponibilizam vagas para alfabetização e também do 6º ao 9º ano

X
Siga-nos no google-news

Quem ainda não se inscreveu na EJA (Educação de Jovens e Adultos) – turmas de alfabetização e do 6º ao 9° ano – para o segundo semestre, tem até 12 de agosto para realizar a matrícula diretamente em um dos sete polos. São eles: Colégio Municipal Maria Luiza de Melo (Melão), no Kobrasol; no Centro Educacional Municipal (CEM) Araucária, Serraria; no CEM Antônio Francisco Machado (Forquilhão), Forquilhinha; no CEM Renascer, bairro Ipiranga; CEM Sebastião Corrêa (CEM Ceniro), no Loteamento Ceniro Martins, em Forquilhas; na Escola Básica Municipal (EBM) Albertina Krummel Maciel, na Fazenda Santo Antônio; e na EBM Professor Altino Corsino da Silva Flores, na comunidade Procasa, em Barreiros. A idade para ingresso é a partir de 15 anos.

Investimentos no aprimoramento na Educação de Jovens e Adultos são prática recorrente no Município. Para aprimorar os espaços de diálogo e acolher a comunidade escolar , a Secretaria Municipal de Educação realiza mensalmente formação continuada para os educadores dessa modalidade de ensino. O encontro de julho – realizado no dia 21, no auditório do Centro Educacional Municipal (CEM) Antônio Francisco Machado (Forquilhão) – teve como temática “Rotação em Estações: os sabores e saberes do caminhar docente na EJA”.

A formadora Jeciane Golinhaki, graduada em Direito pela Faculdade de Campo Real, mestra em Sociedade e Desenvolvimento pela UNESPAR e criadora do blog Ensino Inteligente, discorreu sobre a Pedagogia Freireana; os aspectos neurológicos e a transformação do cérebro adulto no processo de alfabetização; e casos de inspiração da EJA no Brasil. O objetivo é refletir sobre mudanças e adaptações, que são cabíveis nas práticas pedagógicas, considerando o presente e o futuro da EJA em São José.

Para a assessora Roberta Silvano, as formações possibilitam reflexões necessárias e pertinentes aos momentos vivenciados na EJA. “Pensar a diversidade e a prática pedagógica, por meio de metodologias ativas, contribui também com novas estratégias, que podem ser desenvolvidas em sala de aula pelos professores”, ressaltou.

Para os próximos dois encontros (agosto e setembro), estão programadas as temáticas Design Thinking e Aprendizagem Invertida. “Essa é uma proposta para que os professores participem e possam gerar ideias e possibilidades sobre as diferentes formas de atendimento na Educação de Jovens e Adultos em São José e como implementá-las no contexto do Município, tendo por base a Resolução nº 01/2021 da EJA”, ponderou a coordenadora da EJA, Fabiana Oliveira.

Conclusão do Ensino Fundamental

Na EJA em São José, os alunos têm a oportunidade de retomar os estudos e concluir o Ensino Fundamental em tempo reduzido. As aulas são presenciais, desenvolvidas em sete polos no período noturno. “Avançar nos estudos é motivo de comemoração. Na sexta-feira (22), finalizamos o semestre reunindo alunos, professores e a coordenação da Educação Jovens e Adultos para o jantar de formatura dos alunos que concluíram o Ensino Fundamental no polo do Forquilhão. Nesse encontro celebramos as conquistas desses estudantes como também os motivamos a buscar novos desafios e a continuidade da sua formação acadêmica” ressaltou a coordenadora do polo Forquilhão, professora Virgínia Weber.

Fonte: Clicsc

Cidades

Itajaí inicia obras de R$17 milhões que deve melhorar 40 ruas da cidade

A grande operação vai contemplar com melhorias ruas de diversos bairros da cidade

Cidades

Mutirão de castrações deve atender 400 animais em Itajaí

Na quinta (04) e sexta-feira (05), as castrações serão realizadas no pátio da Igreja Santa Clara, no bairro São Vicente

Cidades

Audiência Pública apresenta Diagnóstico Socioambiental do Município de Porto Belo

Diagnóstico Socioambiental do Município de Porto Belo, tratando do parcelamento do solo urbano, para dispor sobre as áreas de preservação permanente no entorno de cursos d’água

Cidades

Prefeito de BC apresenta realidade do Hospital Ruth Cardoso ao governador Carlos Moisés

Ruth Cardoso foi concebido para ser um hospital municipal e desde sua abertura atende a região, que é uma das que mais crescem demograficamente no Estado

Mais notícias

Turismo

Roteiro de viagem em São José: o que fazer?

Quer fazer um roteiro de viagem em São José? Iremos te mostrar os lugares que você não pode deixar de visitar na sua estadia!