A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou que houve uma microexplosão em Gaspar. Já foram contabilizadas aproximadamente 30 ocorrências após o forte temporal que atingiu a cidade que fica no Vale do Itajaí, na tarde desta segunda-feira, 23.
A Defesa Civil do município informou na manhã desta terça-feira, 24, que segue acompanhando a situação dos moradores atingidos. Os bairros mais afetados foram Margem Esquerda, Santa Terezinha, Gaspar Mirim e Sete de Setembro.
Segundo a prefeitura, foram 20mm de chuva e ventos de 40 a 46 km/h que passaram pela região em aproximadamente 30 minutos, com início por volta das 16h.
Foram distribuídos 27 kits de lona, já que a maioria dos casos foi de destelhamento. Houve também, quedas de árvores, quedas de muro, uma queda de placa em via pública e dois alagamentos de pequena proporção.
MICROEXPLOSÃO
É considerado microexplosão, pelos órgãos de monitoramento de tempo, quando a nuvem de tempestade não consegue suportar o volume de água em seu interior e toda a água cai de uma só vez, fazendo com que uma corrente de vento em alta velocidade surja.