A partir desta segunda-feira, 20, a semana começa com tempo instável e chuva persistente dos Planaltos ao litoral, devido à formação e deslocamento de um sistema de baixa pressão no mar próximo à costa catarinense. Durante a manhã, a chuva já ocorre, mas a partir da tarde ela se intensifica, resultando em volumes acumulados altos.
A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para o risco moderado a alto de alagamentos, enxurradas e deslizamentos nessas regiões. No Oeste do estado, o fluxo de calor e umidade da região amazônica causa pancadas de chuva e temporais isolados, com risco moderado para ocorrências associadas a esses eventos climáticos.
A temperatura não varia muito, com as máximas à tarde variando entre 18 a 23°C, devido à cobertura de nuvens. O vento é predominantemente fraco, mas tende a ganhar força no final do dia no Litoral.
A agitação marítima diminui, comparada aos dias anteriores, com ondas de direção sul/sudeste, altura de 1,0 a 1,5m e picos de 2,0 a 2,5m, da Grande Florianópolis ao sul, com risco baixo a moderado de ocorrências.
Já na terça-feira, 21, o tempo continua instável, com muitas nuvens e chuva persistente no Litoral e áreas próximas, devido à baixa pressão no mar entre o Litoral de SC e o Litoral do Rio Grande do Sul, associada ao fluxo de calor e umidade da região amazônica.
O risco permanece moderado a alto de alagamentos, enxurradas e deslizamentos, devido à persistência da chuva.
No Centro ao Extremo Oeste do estado, o calor combinado à umidade favorece a condição para pancadas de chuva, que podem vir na forma de temporais isolados a partir da tarde, com risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas a esses eventos climáticos. As temperaturas variam entre 16 a 22°C no litoral e Vale do Itajaí no amanhecer, 13°C na Serra e de 14 a 17°C nas demais regiões. À tarde, as máximas podem superar os 30°C no Extremo Oeste, chegar a 20°C na Serra e variar entre 21 a 24°C nas demais regiões.
O vento é de sudeste com fraca intensidade em boa parte do estado, mas entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis a baixa pressão provoca ventos mais intensos com rajadas próximas a 60km/h de sudoeste/sul, com risco moderado para ocorrências.