keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Senadores catarinenses participam da inauguração da TV Câmara São José

Emissora pública é a primeira construída em parceria com o Senado Federal fora de uma capital

X
Siga-nos no google-news

São José é desde a tarde desta segunda-feira (13) a primeira cidade do Brasil que não é uma Capital a contar com uma emissora de televisão pública em canal aberto digital, implantada em parceria com o Senado Federal. A TV Câmara São José passou a transmitir oficialmente no canal 10.2 com uma sessão especial, que contou com a participação, em ambiente virtual, dos três senadores catarinenses; Dário Berger (MDB), Esperidião Amin (PP) e Jorginho Melo (PL); do deputado federal Carlos Chiodini (MDB), da prefeita Adeliana Dal Pont (PSB) e da diretora da Secretaria de Comunicação do Senado, Érica Ceolin, além dos 19 vereadores do município.

“O dia de hoje é histórico não apenas para a Câmara de Vereadores de São José, mas para a comunicação de São José e de Santa Catarina como um todo. Um reconhecimento à importância econômica e política da nossa cidade, que há muito era sonhado e reivindicado”, destacou o presidente da Câmara, vereador Michel Schlemper (MDB). Segundo ele, o Senado Federal abraçou a proposta de construção da nova emissora, a partir do apoio do senador Dário Berger, que abriu caminho para a parceria, com apoio dos demais senadores, do presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre (DEM) e do então secretário de comunicação da Câmara Federal, deputado Carlos Chiodini. “A partir de hoje nossa TV Câmara São José vai começar a construir seu relacionamento com a sociedade, como emissora pública de televisão, voltada a divulgar os atos do poder Legislativo e debater os assuntos que interessam a nossa sociedade”, completou Schlemper em seu discurso.

“Essa inauguração representa a oportunidade para cada vereador demonstrar o seu esforço, demonstrar suas ações e atitudes para retribuir a confiança dos eleitores. Essa parceria é um avanço na transparência dos nossos trabalhos Legislativos e será replicada em outras regiões brasileiras”, destacou o senador Dário Berger.  “O fato de ser a primeira cidade não Capital que conquista esse grau de transparência e interatividade com a coletividade oferecido por uma TV aberta, é uma conquista da cidadania. São José quebra hoje uma pequena barreira nessa questão da transparência”, comentou o senador Amin. “Esse novo canal vai dar aos vereadores, que têm a missão de estar ao lado da comunidade, a possibilidade de um contato mais direto com a população. Isso é modernidade, isso é transparência é integração com o mundo atual, que mudou muito”, complementou o senador Jorginho.

Planejamento

 A implantação da nova emissora também foi possível graças ao planejamento estratégico implantado ainda em 2019 no Legislativo de São José, que prevê a modernização de processos internos, redução de despesas e a integração de plataformas que permite, por exemplo, a votação e o acompanhamento digital de projetos e propostas. O planejamento permite à Câmara fazer os investimentos necessários e ainda assim devolver recursos ao município. 

“O objetivo da reativação da TV Câmara é divulgar, dar transparência e é manter a proximidade com o cidadão”, explica o presidente. “Ela deve prestar contas e aumentar o alcance das atividades legislativas no município, estimulando a participação direta da população na elaboração de Leis. Ela será um importante canal para diversificar as formas de interação e de diálogo com o povo josefense”, acrescentou o presidente Michel Schlemper.

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Política

Prefeito e vice-prefeito de Porto Belo anunciam novo secretário de Agricultura

A pasta será assumida por Gilberto João Pedro, que já possui experiência na área, tendo atuado anteriormente como secretário

Política

Confira os prazos do calendário eleitoral de julho

Veja condutas e etapas permitidas e vedadas a partir deste mês para quem for disputar as eleições de 2024

Política

Morre o vereador de Florianópolis Gabrielzinho, aos 39 anos

Parlamentar estava internado na UTI desde o dia 11 de junho

Política

Alesc aprova “Junho Violeta” para conscientização sobre violência contra pessoas com deficiência

Até então, o projeto era dedicado exclusivamente às ações de prevenção da violência contra a pessoa idosa

Política

Morre Paulo Konder Bornhausen, ex-político de SC e empresário

Paulo iniciou sua carreira política como deputado estadual em 1954

Mais notícias

Famosos

Modelo Maria Klaumann, de Aurora, é capa da revista Vogue no México

A modelo catarinense, que já estampou as capas da Vogue Brasil e Vogue Portugal, agora está na capa da mais recente edição da Vogue México.

Geral

Chuvas provocam cancelamento de 10 voos no Aeroporto de Florianópolis

Passageiros são orientados a consultar status de voos com antecedência