keyboard_backspace

Página Inicial

economia

Setor de serviços em Santa Catarina tem alta de 9,9% em fevereiro

O volume de serviços em SC no acumulado de janeiro e fevereiro teve crescimento de 7,5%, o maior entre as 27 Unidades da Federação.

X
Foto: Cristiano Estrela / Arquivo / Secom

A retomada da economia catarinense segue com resultados positivos. Santa Catarina registrou no mês de fevereiro o terceiro maior crescimento do país no volume do setor de serviços, com alta de 9,9% frente a fevereiro de 2020. O desempenho ficou acima da média nacional, que registrou queda de 2%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 15, na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE.

“Somos um estado competitivo e diferenciado, muito bem representado por um povo empreendedor e dedicado. Isso é apontado mais uma vez por esses resultados positivos. Estamos focados e em busca de alternativas para incentivar ainda mais a retomada da economia. Nosso objetivo é implementar ações efetivas para garantir que todos os setores sejam contemplados”, disse a governadora Daniela Reinehr.

Os dados positivos frente a fevereiro do ano passado foram puxados, principalmente, pelos serviços profissionais, administrativos e complementares (23,8%); transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (13,8%), informação e comunicação (10,5%), e outros serviços (10,8%). A única queda foi nos prestados às famílias (-19,4%).

O volume de serviços em SC no acumulado de janeiro e fevereiro teve crescimento de 7,5%, o maior entre as 27 Unidades da Federação. O secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), Luciano Buligon, destacou que, apesar do período desafiador, Santa Catarina registra o décimo mês de crescimento no setor de serviços, um dos segmentos mais afetados pela pandemia. Ele lembrou ainda que houve crescimento na produção industrial, no comércio e Santa Catarina mantém o melhor índice em empregos.

“É um segmento que temos buscado fomentar com crédito simplificado, apoio aos empreendedores já instalados no Estado e atração de novos investimentos. Podemos avançar, trabalhando unidos por cada vez mais segurança e oportunidades aos catarinenses, assim faremos a travessia deste período pandêmico”, pontuou o secretário.

Já em comparação com janeiro deste ano, o estado também apresenta resultados relevantes, com alta de 3,9%. Desempenho foi acima da média nacional (3,7%).

Serviços cresceram em 18 das 27 Unidades da Federação
Regionalmente, 18 das 27 Unidades da Federação tiveram expansão no volume de serviços em fevereiro de 2021, na comparação com janeiro. Nacionalmente, o indicador superou pela primeira vez o nível em que se encontrava antes da pandemia de Covid-19. Em nove meses consecutivos de taxas positivas, o setor acumula crescimento de 24%.

Já frente a fevereiro de 2020, 17 das 27 Unidades da Federação tiveram taxas negativas. Entre as atividades, a expansão de maior importância em fevereiro foi a dos transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (4,4%), que acumulou ganho de 8,7% nos dois primeiros meses do ano e agora supera em 2,8% o patamar de fevereiro do ano passado.

Fonte: Clicsc

economia

CDL Guabiruba realiza ação de Dia das Mães

Drive Thru comemorativo será promovido no sábado (8), a partir das 9h, em frente à entidade

economia

Santa Catarina é o terceiro maior produtor de alho do país

O alho catarinense foi colhido entre dezembro e janeiro e segue agora em plena fase de comercialização

economia

Pescadores artesanais que sofrem com perdas materiais em acidentes terão apoio do governo em SC

No Projeto Especial Emergencial para Apoio aos Pescadores Artesanais serão ofertados financiamentos de até R$ 40 mil para recuperação de embarcações

economia

Confira as vagas de emprego do Sinduscon BC desta semana

As dúvidas e agendamentos podem ser tiradas e feitos pelo telefone 47 3367-6535

economia

SINE de Itapema inicia a semana com 50 vagas de emprego

Por conta das medidas de prevenção ao coronavírus, para se candidatar às vagas os interessados podem agendar as entrevistas diretamente com as empresas, pelo site empregabrasil.mte.gov.br

Mais notícias

Política

Paulinho é recebido pelo líder do governo Bolsonaro na Câmara e apresenta novos projetos de mobilidade e turismo para Bombinhas

Uma das regiões beneficiadas é a do Mariscal, uma das praias mais procuradas pelos banhistas que todos os anos visitam a cidade

Segurança

Mãe espanca filha de 7 anos e deixa criança sem comida por dias; caso é investigado

Como forma de castigo menina era deixada de joelhos na cozinha durante toda a madrugada sem poder dormir