A Escola de Cães-guias Helen Keller, com 23 anos de atuação, prepara-se para avançar ainda mais em sua missão. Este ano, com o apoio do Fundo Social Sicredi, a instituição planeja reformas significativas em suas instalações, otimizando a experiência tanto para os cães quanto para as pessoas cegas durante o processo de adaptação.
Sendo referência no Brasil no treinamento de cães-guias para pessoas cegas ou com baixa visão, a Escola de Cães-guias Helen Keller tem em sua trajetória o constante auxílio de voluntários e empresas. A colaboração do Fundo Social Sicredi representa um marco, possibilitando a reforma das duas cozinhas da escola e do apartamento destinado à adaptação entre cães e seus tutores.
Além das reformas das cozinhas, o projeto com o Fundo Social Sicredi também prevê melhorias na área destinada aos cuidados de saúde e higienização dos cães. A escola reconhece que garantir o bem-estar dos cães tem um impacto direto na qualidade de vida das pessoas que dependem deles.
Marcos, que perdeu a visão há três anos, é um exemplo da transformação que um cão-guia pode proporcionar. Antes restrito pela bengala, que muitas vezes afasta as pessoas, ele destaca a mudança após a chegada de Dubai, seu cão-guia. Com ele, Marcos sente-se mais livre e notou uma maior interação social, já que o cão acaba por quebrar barreiras de comunicação.