Pelas mãos de profissionais especializados na arte da cutelaria, nascem facas que acabam virando verdadeiras heranças de família. O olhar atento de um pequeno empresário identificou a demanda pelo produto e resultou na implantação de um ponto fixo de vendas da Cutelaria D’Ávila – marca do Rio Grande do Sul fundada há 10 anos – no Porto Belo Outlet Premium, no litoral de Santa Catarina.
Com peças elaboradas e repletas de detalhes, a Cutelaria D’Ávila nasceu com a proposta de valorizar a faca, ferramenta indispensável na indumentária do gaúcho. “Uma faca artesanal tem uma ligação cultural com seu povo e, em muitas famílias, é símbolo de laços e herança. Há netos que ganham facas dos seus pais e avôs como se fossem joias”, explica Carlos Rafael Amorim, franqueado da marca no Porto Belo Outlet Premium.
Antes de decidir abrir um ponto fixo de vendas no mall, Carlos participou de 10 edições do Street Market, evento inspirado nas tradicionais feiras de rua de grandes centros culturais do mundo. A ideia era testar o endereço. Foi quando identificou que tinha espaço e mercado para abrir um ponto no local. A loja do empreendimento é a segunda do empresário em Porto Belo, sendo que a primeira está localizada no centro da cidade.
A ideia de trazer a Cutelaria D’Ávila para o outlet está associado ao propósito de levar os produtos da marca para o público do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis que circula pela BR 101. “No outlet, há muitos clientes gaúchos, mas a maior parte é de outras regiões do país. Além de ser uma ferramenta, as facas artesanais representam também um hobby”, pontua.
Produto premium
Os diferentes modelos da Cutelaria D’Ávila trazem cabos diferenciados de materiais como madeira nobre, osso bovino, chifre de cervo e alpaca (liga metálica), algumas delas com detalhes em prata e ouro no cabo. As lâminas, por sua vez, também são variadas. Há a típica lâmina gaúcha, mais estreita, que era usada na lida do campo e também como autodefesa. Há também a lâmina picanheira (faca de churrasco). “Quanto mais larga a lâmina, mais seguro e exato é o corte. Sem esquecer que toda faca precisa de manutenção periódica”, lembra Rafael.
Entre as linhas de facas encontradas no endereço, o cliente encontra modelos da linha Premium, linha Churrasco, linha Gourmet, linha Aventura, linha Coleções, linha Damasco e linha patriarca, pensada e criada especialmente para o Dia dos Pais.
O atendimento para o cliente da cutelaria também é chamado de “venda assistida”. Segundo Carlos, nem sempre o cliente entende a diferença das facas e seus variados perfis e valores, então, o vendedor ensina um pouco também sobre o universo da cutelaria. Todas as facas acompanham uma bainha de couro e, no local, a equipe também faz gravações personalizadas na faca e na bainha para o cliente que solicita. A Cutelaria D’Ávila do Porto Belo Outlet Premium também vende acessórios variados para chimarrão e copos térmicos.
Antes restrito apenas a um biotipo, atualmente o mercado de modelos conta com perfis diversos, fugindo dos estereótipos padrões, para atender todos os tipos de campanhas