keyboard_backspace

Página Inicial

Coronavirus

Somente 2,6% dos idosos estão aptos à dose de reforço da vacina

A dose de reforço também contempla o público de imunossuprimidos, que são aqueles pacientes em tratamento de câncer, recém-operados e outros casos de pessoas com baixa imunidade

X
Ricardo Wolffenbüttel / Secom
Siga-nos no google-news

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) apurou o número de idosos aptos a receberem a dose de reforço (ou terceira dose) da vacina contra a Covid-19 em Santa Catarina. São 11.412 que se enquadram nos critérios estabelecidos atualmente: terem recebido as duas doses ou dose única há mais de seis meses e idade acima de 70 anos. O dado é do início de setembro. 

A dose de reforço também contempla o público de imunossuprimidos, que são aqueles pacientes em tratamento de câncer, recém-operados e outros casos de pessoas com baixa imunidade. Não foi divulgado o quantitativo previsto para este grupo.

Segundo o Vacinômetro estadual, 432.022 idosos acima de 70 anos receberam as duas doses de vacina em Santa Catarina. O quantitativo de aptos representa cerca de 2,6% do total – são aqueles que completaram o esquema vacinal ainda em fevereiro de 2021. Com o tempo, mais idosos serão contemplados. 

Por decisão dos gestores estaduais e municipais de saúde, a aplicação de terceira dose tem autorização desde 1º de setembro, mas os municípios ainda aguardam novas remessas de vacina do Ministério da Saúde. 

Por enquanto, algumas prefeituras avançam na vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos. Para este público, estimado em 550 mil pessoas, a única vacina autorizada é a da Pfizer. Já para os idosos e imunossuprimidos a orientação é de preferência pela Pfizer, mas pode ser AstraZeneca ou Janssen. 

Nesta segunda-feira (6), Santa Catarina recebe 69.030 doses da Pfizer, com previsão de chegada para o Aeroporto de Florianópolis às 19h10. Todo o quantitativo é destinado à segunda aplicação (D2).

Na quarta-feira (8), deve chegar um novo lote de Pfizer, com 59.670 doses destinadas à D2 e 33.930 para D1. A previsão é de que as cargas desembarquem em Santa Catarina às 8h25.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias ClicSC.
Coronavirus

Marina Silva segue internada para tratamento de Covid-19

Seu quadro evolui clinicamente bem e estável, com expectativa de alta em breve

Coronavirus

Fim da pandemia de Covid-19 é decretado pela OMS

Organização encerrou o decreto de Emergência de Saúde Pública que estava em vigor desde 2020

Coronavirus

Itajaí amplia horário de atendimento no Centro de Testagem para Covid-19

A partir de segunda-feira (28), o serviço, que fica ao lado do Laboratório Municipal, irá atender 24 horas

Coronavirus

Casos graves de Covid-19 crescem em todo o Brasil, aponta boletim da Fiocruz

Ao todo, já foram registrados no país 267.226 casos de SRAG em 2022

Coronavirus

Balneário Camboriú recebe 1.170 vacinas contra a Covid-19

Frascos de Pfizer recebidos serão destinados às doses de reforço de gestantes, puérperas e adolescentes de 12 a 17 anos de idade

Mais notícias

Tempo

Chuvas podem ultrapassar 150mm no Vale do Itajaí

Meteorologistas preveem cenário crítico por conta da chuva para a região

Segurança

Polícia Civil de SC enfrenta crise de efetivo após anos sem concurso

Para mitigar essa situação, o governo estadual está promovendo um concurso público, atualmente na fase de avaliação física