keyboard_backspace

Página Inicial

coronavirus

SP confirma Ômicron em paciente que não viajou para exterior

É o sétimo caso da variante no país

X

Um morador de São Paulo, de 67 anos de idade, que não viajou recentemente para o exterior, teve confirmada infecção pela variante Ômicron do coronavírus, informou neste sábado (11) a Secretaria Estadual de Saúde, acrescentando que ainda não é possível confirmar se a situação configura transmissão local da nova linhagem do coronavírus.

Segundo a secretaria, o homem tem esquema vacinal completo contra a covid-19, inclusive com dose de reforço, e apresentou apenas sintomas leves.

“O paciente teve diagnóstico positivo para covid-19 no dia 7 de dezembro, após realizar um teste de PCR, e sua amostra foi submetida a sequenciamento genético, tendo a Ômicron como resultado. Ele está realizando isolamento domiciliar”, acrescentou a secretaria em nota.

Após a confirmação da nova variante, pessoas que tiveram contato com o paciente estão sendo procuradas para determinar se o caso representaria transmissão local da Ômicron. “Ainda não é possível confirmar se a situação configura transmissão local, justamente porque está em curso esse mapeamento de contatos”, disse a secretaria.

Esse é o sétimo caso confirmado de Ômicron no Brasil, sendo o quarto em São Paulo. Os demais foram identificados no Distrito Federal (2) e no Rio Grande do Sul (1). Todos esses casos foram confirmados em passageiros que chegaram ao país já infectados com a nova variante, que foi descoberta no sul da África.

A Ômicron tem gerado temores de que a grande quantidade de mutações na proteína spike do coronavírus, usada pelo vírus para infectar as células, possa significar que a variante escape da imunidade induzida por vacinas.

Alguns fabricantes de imunizantes, no entanto, afirmam que, embora seja possível que as vacinas existentes sejam menos eficazes contra a Ômicron, é provável que protejam os infectados pela nova variante contra quadros graves da covid-19.

Fonte: Agência Brasil

coronavirus

Crianças que receberam vacina de adulto devem ser monitoradas

A recomendação foi feita pela fabricante das vacinas

coronavirus

Itapema vacina crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19

Para receber a imunização é preciso fazer o pré-cadastro da criança no site da Prefeitura de Itapema (www.itapema.sc.gov.br), clicando no banner "Pré-cadastro para a vacinação contra a COVID-19"

coronavirus

Faustão testa positivo para a Covid-19

As gravações do programa Faustão na Band estão suspensas

coronavirus

Cantora antivacina contrai Covid-19 de propósito e morre sufocada na própria cama

O filho da vítima, Jan Reck, confirmou que a mãe era antivacina e afirmou que ele e o pai estão completamente imunizados, mas contraíram a doença no final do ano passado

coronavirus

Covid-19: Itajaí vacina crianças de 9 a 11 anos

Doses pediátricas estão disponíveis nas unidades de saúde, a partir desta terça-feira (18), até esgotarem os estoques

Mais notícias

Segurança, seguranca

Queda de helicóptero deixou três pessoas feridas diz Guarda Municipal de Florianópolis

Imagens que circulam pela internet mostram os guarda-vidas da praia retirando os três de dentro da aeronave e prestando os primeiros socorros na areia da praia.

Segurança

Vídeo mostra correria de banhistas para tentar salvar vítimas de helicóptero que caiu em Florianópolis

Um helicóptero caiu no mar da praia de Canasvieiras na tarde desta terça-feira (19). O acidente chocou banhistas. Imagens divulgadas na internet mostram dezenas de pessoas ao redor das partes da aeronave. A cabine, ainda […]