keyboard_backspace

Página Inicial

Política

STF reforça varreduras antigrampo nos gabinetes após embates com Bolsonaro

Leia na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília

X
Foto: Marcelo Casal Jr.

Desafio no Senado

Dois casos recentes indicam que o Senado às vezes dificulta indicações para o Poder Judiciário. Os procuradores do DF Diualas Ribeiro e Nicolau Dino (irmão do governador Flávio Dino, do Maranhão) foram rejeitados pela Casa Alta para compor o Conselho Nacional do Ministério Público anos atrás. Antes deles, quem penou foi o agora ministro do STF Alexandre de Moraes, reprovado para vaga no CNJ – teve direito inédito a segunda votação que o aprovou. Caso curioso foi a campanha do então senador católico Marco Maciel. Ele convenceu parte da bancada conservadora a não comparecer para votar pela indicação de Diualas Ribeiro, por sua conhecida pauta pela liberdade do aborto e pró-homossexuais à época. Não passou por dois votos. Hoje, Diaulas é desembargador do TJDFT.

Penando

Indicado pelo presidente Bolsonaro para vaga de Marco Aurélio Mello ao STF, o ex-AGU André Mendonça atualmente sofre forte resistência entre senadores.

Memória..

Em 1894, episódio constrangedor marcou a gestão do presidente Floriano Peixoto. Barata Ribeiro já tinha tomado posse no STF como indicado, antes da sabatina – à época, podia assumir a função antes da análise pelo Senado.

..da gafe

Barata, já empossado, foi reprovado dias depois na votação no Senado e teve de deixar a vaga na Corte.

Fui e já volto

O presidente Bolsonaro não despachou nas últimas semanas com o vice Mourão para passar orientações sobre a breve interinidade, com sua viagem para Nova York.

Estilizou

O general vice-presidente Hamilton Mourão virou garoto-propaganda involuntário de uma loja de armas no DF. Ele foi à Red Dot Custom buscar uma pistola que estilizou. Só não esperava encontrar equipe com câmeras e até diretor de imagem. As cenas com a mídia espontânea caíram no whatsapp de militares.

Constrangimento

Alerta na ONU, e constrangimento geral para a comitiva do Brasil. Um diplomata brasileiro do grupo do presidente Bolsonaro pegou Covid-19 e foi isolado. Ele é do staff da viagem precursora – que foi para NY 10 dias atrás, e todos estavam vacinados, conforme a Coluna citou, à ocasião da aeronave com defeito aterrissada em Boa Vista (RR).

Baianidades

O ministro da Cidadania, João Roma, está fazendo a ponte com líderes regionais da Bahia para Bolsonaro, e até com deputado da oposição. Levou ao Palácio dia 14 de setembro o deputado Alex Santana, do PDT.

Corra pra cá

Bolsonaro ficou duas noites em claro após o discurso na Av. Paulista no 7 de Setembro, com fuga de capitais e alta do dólar. Foi daí que resolveu ligar para Michel Temer.

Que novela

Em Salvador, o PL 236/2021, do vereador Alexandre Aleluia, proíbe ato discriminatório contra aqueles que não se vacinarem contra a Covid-19. Já passou na CCJ da Câmara.

Ouvidos abertos

A Secretaria de Segurança do STF reforçou varreduras antigrampo nos gabinetes. O departamento não cita periodicidade, mas são mais frenquentes depois do clima bélico entre Bolsonaro e ministros. Vale lembrar que em 2014 acharam escuta ambiental desativada debaixo da mesa do ministro Luís Roberto Barroso, revelou a Coluna em 2014. A suspeita é de que o alvo era Joaquim Barbosa, inquilino anterior a Barroso.

Fusõe$

Relatório divulgado pela Transactional Track Record, no 1º semestre de 2021, mostra que o mercado de fusões e aquisições no Brasil teve 916 transações, o que movimentou R$ 258 bilhões. Comparados com 2020, os números tiveram um aumento de 48% em relação ao mesmo período (R$ 229 bilhões).

Moda em alta

Moda é o segmento que mais cresceu no e-commerce brasileiro em 2020, segundo analise da ‘Melhor Envio’, plataforma da Locaweb, que analisou 9 milhões de transações. O levantamento revela que foram comercializados mais de 1,8 milhão de produtos.

Fonte: Clicsc

Política

Paulinha vistoria obras no Morro de Zimbros e diz que novo acesso é “sonho realizado”

A quinta-feira, (21), foi um misto de alegria e realização para a deputada Paulinha, que juntamente com o prefeito Paulinho, subiu pela manhã o Morro de Zimbros. Com um sorriso no rosto, como ela mesma […]

Política

Itapema terá Câmara de Vereadores itinerante em 2022

Um projeto do atual presidente da Câmara de Itapema, vereador Alexandre Xepa (Progressista), está cada dia mais perto de sair do papel. Com a aprovação unânime do Projeto de Resolução nº 06/2021, neste dia 19/10, […]

Política

STF rejeita ação contra atos e falas do presidente durante a pandemia

Plenário virtual rejeitou por 8 votos a 2 ação apresentada pelo PSOL

Política

Presidentes da Fecomércio/SC e Facisc cumprem agenda no governo de SP

Após a reunião, os presidentes das entidades foram recebidos pelo governador João Doria

Mais notícias

Geral

Menino quebra protocolo para ganhar solidéu do Papa Francisco no Vaticano

Um menino roubou a cena nesta quarta-feira (20) ao quebrar o protocolo e ir falar com o papa Francisco durante sua audiência geral no Vaticano. O garoto de cerca de 10 anos aproximou-se do pontífice […]