Diferentes cidades do interior do Paraná testemunharam um fenômeno natural surpreendente na manhã deste domingo (26). Moradores das cidades de Maringá, Pitanga, Nova Tebas, Borrazópolis avistaram nuvens gigantes de formatos distintos no céu, que foram compartilhadas em diversas mídias sociais.
Um agricultor registrou com seu celular o momento em que uma nuvem gigante envolveu uma lavoura em Vila Nova dos Alemães, no município de Pitanga, no Paraná. Nas imagens, é possível observar um grande paredão formado pela nuvem avançando sobre a paisagem.
O vídeo viralizou nas redes sociais e gerou diferentes comentários sobre o fenômeno. Alguns internautas interpretaram a nuvem como um sinal do fim do mundo ou um aviso divino.
No entanto, segundo o meteorologista Fernando Mendonça Mendes, do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), esse é um fenômeno comum quando há avanço de uma frente fria ou linha de instabilidade sobre uma região. As células de tempestade se aglutinam e se alinham, formando essa visão de um “paredão” de nuvens.
O meteorologista esclareceu que esse fenômeno envolve um pouco de ilusão de ótica, pois, dependendo da posição do observador, direção dos ventos e hora do dia e reflexão da luz, essa formação de nuvens pode parecer ainda maior. Ele também explicou que, no extremo sul do estado, em que a geologia da região é mais plana, esse fenômeno é muito comum e pode ser visto como um paredão de nuvens avançando sobre a paisagem.
Com informações do G1.