Balneário Arroio do Silva, localizado na região do Litoral Sul catarinense, foi atingido por uma forte tempestade no último sábado (04), causando prejuízos e danos à região. Segundo a Defesa Civil, o evento meteorológico foi provocado por uma supercélula, que resultou em chuvas intensas e rajadas de vento.
De acordo com a equipe de meteorologia da Defesa Civil de Santa Catarina, a tempestade atingiu a região entre as 17h30 e 18h00, causando danos a cerca de 50 casas e derrubando postes de energia elétrica. A velocidade estimada pelo radar de Lontras foi de 103 km/h às 18h00.
Foto: Reprodução/Defesa Civil
O fenômeno da supercélula, capaz de provocar rajadas de vento de até 100 km/h ao se aproximar de uma região, foi confirmado através da utilização de produtos do radar meteorológico de Lontras e imagens aéreas e locais dos danos.
A combinação de ar quente e úmido vindo da região amazônica, a formação de uma área de baixa pressão no mar e o aquecimento diurno foram os fatores responsáveis pela formação da tempestade. A Defesa Civil classificou a tempestade como Tempestade local/convectiva – Vendaval, de acordo com a COBRADE 1.3.2.1.5.
Fonte: Clicsc
Tags:
Sobre o autor:
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Criado pela administradora Letícia Lucca, gaúcha radicada em Florianópolis, método une finanças estratégicas e autoconhecimento para transformar negócios e vidas; empresária atua em todo o país