keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Superlua cria onda rara no meio da selva brasileira e vídeo bomba na internet

Superlua cria uma onda rara, destruidora, arrastando troncos e galhos arrancados das margens do rio.

X

A Superlua sempre atrai curiosos por sua beleza e força, mas vai além disso. O fenômeno intensifica a intensidades das marés, causando ressacas e ondas enormes. Quanto maior for a proximidade, mais força a Superlua terá sobre as águas do mar. No entanto, engana-se quem pensa que o efeito aquático se dá apenas nos oceanos.

Um vídeo do surfista Serginho Laus vem bombando na internet. Nele, o catarinense mostra o efeito da Superlua na Amazônia Maranhense, algo que deixou internautas impressionados. A Superlua cria uma onda rara, destruidora, arrastando troncos e galhos arrancados das margens do rio.

A força do fenômeno natural é tão grande na região, que gera uma pororoca, com força descomunal.  São ondas com mais de 2 metros de altura, a partir da superfície. É o resultado da influência da Lua sobre as marés, que aumenta drasticamente aumenta drasticamente.

Especialista em ondas de pororocas, Serginho Laus já praticou esse tipo de surfe em vários países pelo mundo. Para encontrar essa onda é preciso experiência e muito cuidado. Depois de horas de navegação, o silêncio da selva é rompido por um grande estrondo. Aí, entram em ação a habilidade e o conhecimento de Laus.

As ondas em pororocas são as mais longas do planeta, verdadeiros tsunamis com milhares de metros cúbicos de água em movimento. E são ondas pesadas, daí a necessidade de ser um profundo conhecedor. Serginho Laus bateu seu primeiro recorde em 2005, quando surfou 10,1 quilômetros em 33 minutos e 15 segundos, no rio Araguari, no Amapá. Desde então tem sido recorde atrás de recorde.

Geral

Projeto que pretende distribuir absorventes é aprovado na Câmara de Vereadores de Itapema

Projeto foi aprovado por unanimidade e aguarda parecer da prefeitura de Itapema

Geral

Microscópio usado por Darwin em observações científicas será leiloado

O leilão do microscópio que pertenceu a Charles Darwin acontecerá em 15 de dezembro.

Geral

SC tem 13 regiões no nível alto e quatro no moderado para a Covid-19

Esses resultados devem ser observados com muita cautela, pois o número de casos ativos, embora tenha sofrido uma leve redução em relação à semana anterior, passando para 6.026, ainda se apresenta elevado

Geral

SC convoca para escolha de vagas 127 classificados em concurso para agente socioeducativo

O Governo do Estado irá convocar na próxima segunda-feira, 25, 127 candidatos classificados para o cargo de Agente de Segurança Socioeducativo no Concurso Público Edital 001/2016, homologados pela portaria 1.206, de 23 de setembro de […]

Geral

Bolsa do governo de SC pode pagar até R$1.500 para atletas

O atleta beneficiado pelo Programa Bolsa Atleta de SC não será impedido de receber benefício similar no âmbito do Governo Federal ou governos municipais

Mais notícias

famosos

Apresentadora Ana Maria Braga sofre acidente e é internada em São Paulo

Segundo a assessoria, a apresentadora de 72 anos passou por exames