keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Surto da doença da ‘urina preta’, faz estado proibir consumo de peixes

São mais de 50 casos da síndrome de Half, conhecida como doença da urina preta

X
Siga-nos no google-news

A doença da ‘urina preta’, causada pelo consumo de peixes fizeram o Governo do Amazonas determinar que a cidade de Itacoatiara, no interior do Estado, não consuma peixes por até 15 dias. A medida é para evitar a proliferação da rabdomiólise, nome da doença, na região. A determinação é válida para as espécies pirapitinga, pacu e tambaqui, que podem estar associadas ao aumento de casos de “urina preta” no município, que fica a 176 quilômetros da capital Manaus.

Desde 1º de agosto, a FVS (Fundação de Vigilância e Saúde do Amazonas) registrou 52 casos de urina preta em todo o Estado. São 36 casos em Itacoatiara, 2 em Manaus, 1 em Autazes, 1 em Caapiranga, 4 em Silves, 3 em Parintins, 4 em Borba e 1 em Maués. Uma pessoa morreu por conta da doença. A vítima morava em Itacoatiara.

Conforme a Fundação, o pescado com origem de criadores em tanques de piscicultura não está associado aos casos da doença, além de outras espécies de peixes encontrados nas bacias de rios e lagos da região. O Governo do Amazonas mandou comitiva formada por especialistas que para Itacoatiara na quinta-feira (02). O objetivo é investigar a fundo possíveis causas e formas de combater o surto de rabdomiólise, detectado recentemente.

A Síndrome de Haff, como também é chamada, é causada pela ingestão de peixes e crustáceos malconservados. A doença é rara e causada por uma toxina, que provoca lesão nos músculos – a chamada de rabdomiólise. Por conta da lesão, ocorre a liberação da proteína mioglobina que sobrecarrega os rins.

Os sintomas mais comuns da doença são: dores no corpo, dificuldade para andar, dormência no corpo, e alteração da cor e quantidade da urina. Os efeitos da ingestão da toxina aparecem de duas a 24 horas após a alimentação.

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Saúde

Itajaí chega à vigésima morte por dengue e lidera número de óbitos em SC

Vítima era moradora do bairro São João e tinha comorbidades

Saúde

MPT exige que governo promova concurso para área da Saúde em SC

Caso os concursos não sejam divulgados no prazo de 30 dias, governo corre o risco de pagar até R$ 150 mil de multas

Saúde

SC amplia socorro aeromédico com entrega de helicóptero

O novo helicóptero estará posicionado na base dos bombeiros de Joaçaba

Mais notícias