keyboard_backspace

Página Inicial

Sem categoria

Terno de Reis itinerante preserva tradição de gerações em Camboriú

Festejo visitou igrejas e capelas de diferentes bairros e localidades. Apresentações terminam nesse domingo, dia 7

Siga-nos no google-news

“O Terno de Reis é uma tradição que precisa ser conservada”. Essa é a opinião do violeiro Henrique Vaz, de 73 anos, sobre o festejo itinerante que está sendo realizado em Camboriú. As apresentações dos grupos Bom Sucesso e Amigos de Camboriú, com músicas tradicionais e versos criados na hora, visitaram igrejas e capelas de bairros e localidades rurais do município. O encerramento do evento ocorre nesse domingo, dia 7, no Salão Paroquial Cristo Rei – no Centro – às 19h30min.
 
Henrique participou de apresentações durante 18 anos e visitou estados como Minas Gerais, Goiás e São Paulo com o festejo. Em 2016, após complicações de saúde, o violeiro precisou se afastar mesmo contra a própria vontade. “Hoje faço apresentações esporádicas. Eu não queria sair, mesmo com uma cirurgia recém-feita. Cresci num ambiente onde o Terno de Reis era rotina”, enfatiza.
 
Tal opinião é compartilhada pelo prefeito interino, Ramon Jacob. “Camboriú tem o Terno de Reis como uma cultura enraizada, que passa de pai para filho. É importante manter isso. O festejo sempre foi impulsionado dentro das casas dos moradores, mas, com o tempo, foi se perdendo. Queremos trazer essa tradição de volta”, reforça.
 
O Terno de Reis itinerante já visitou as igrejas Nossa Senhora Rainha, no bairro Santa Regina, e Nossa Senhora do Bom Sucesso, no bairro Areias; o Salão Paroquial Cristo Rei, no Centro; a Capela São Francisco de Assis, no bairro São Francisco de Assis; e a Paróquia Divino Espírito Santo, também no Centro.
 
Nesse domingo, dia 7, as apresentações serão nas igrejas Nossa Senhora do Rosário, na localidade do Braço; Santa Bárbara, no bairro Conde Vila Verde; e Matriz Senhor Bom Jesus, no bairro Monte Alegre; além da Capela Nossa Senhora Aparecida, no bairro Taboleiro. O encerramento será no Salão Paroquial Cristo Rei, no Centro, às 19h30min.
 
Confira abaixo o resto da programação:
 
Domingo, dia 7
Às 8 horas
– Localidade Santa Luzia
 
Às 9h30min
– Igreja Nossa Senhora do Rosário, na localidade do Braço
– Igreja Santa Bárbara, no bairro Conde Vila Verde
 
Às 18 horas
– Capela Nossa Senhora Aparecida, no bairro Taboleiro
 
Encerramento: às 19h30min
– Igreja Matriz Senhor Bom Jesus, no bairro Monte Alegre
– Salão Paroquial Cristo Rei, no Centro

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.

Mais notícias

Grande Florianópolis

Em Florianópolis, Casa Milano Hercílio Luz recebe 12ª edição do coletivo de marcas The House 

O evento será nos dias 10 e 11 de maio, proporcionando uma oportunidade para compras de Dia das Mães e para as estações mais frias do ano

Infraestrutura

Porto Belo inicia projeto de infraestrutura elétrica subterrânea na Praça da Bandeira

A assinatura da Ordem de Serviço para a execução de obras de infraestrutura no local foi realizada nesta terça-feira (23)