Mais um tornado atingiu a região do Oeste de Santa Catarina, segundo acredita o meteorologista Piter Scheuer. No início da manhã desta terça-feira (21), uma localidade que fica no interior de Seara, a cerca de 45 km de Chapecó, registrou o fenômeno de categoria F1 na escala Fujita. A força do cone foi moderada. Mas, suficiente para arremessar um carro para fora da estrada e partir árvores ao meio, além de deixar moradores da Linha Celso Ramos assustados.
Scheuer analisou imagens que evidenciam a “assinatura” do tornado. As fotos mostram dezenas de árvores derrubadas e quebradas ao meio. Os dados foram enviados à Defesa Civil de Santa Catarina. “Através da vegetação, imagens de radar e a estrutura da atmosfera, acredito que um tornado atingiu no interior. Isso também por conta da propagação de área de instabilidade associada ao deslocamento de uma frente fria, o que reforçou a propagação de uma supercélula”, detalhou Scheuer.
A força do vento provocou a interrupção do fornecimento de energia elétrica em diversas comunidades do interior. Algumas casas foram destelhadas. Na cidade também houve destelhamentos, queda de árvores e falta de luz. Não há registro de pessoas feridas. O bairro mais atingido foi o Garghetti, onde houve incêndio na rede elétrica, por conta de um raio, e destelhamentos.
Foto: Belos FM/Divulgação
Tornado em Guatambu
A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a passagem de um tornado pelo município de Guatambu, na região Oeste de Santa Catarina, na noite da segunda-feira (13), há uma semana. O fenômeno climático passou pelo município próximo das 23h e causou estragos pontuais.
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Sediada em Barra Velha (SC), a empresa desenvolve soluções sustentáveis que ajudam a reduzir os impactos da poluição atmosférica na saúde, especialmente em grandes centros urbanos