keyboard_backspace

Página Inicial

tempo

Tornado arrasta carro e parte árvores ao meio no Oeste de Santa Catarina

Esse é o segundo tornado registrado em Santa Catarina em menos de uma semana

X

Mais um tornado atingiu a região do Oeste de Santa Catarina, segundo acredita o meteorologista Piter Scheuer. No início da manhã desta terça-feira (21), uma localidade que fica no interior de Seara, a cerca de 45 km de Chapecó, registrou o fenômeno de categoria F1 na escala Fujita. A força do cone foi moderada. Mas, suficiente para arremessar um carro para fora da estrada e partir árvores ao meio, além de deixar moradores da Linha Celso Ramos assustados.

Scheuer analisou imagens que evidenciam a “assinatura” do tornado. As fotos mostram dezenas de árvores derrubadas e quebradas ao meio. Os dados foram enviados à Defesa Civil de Santa Catarina. “Através da vegetação, imagens de radar e a estrutura da atmosfera, acredito que um tornado atingiu no interior. Isso também por conta da propagação de área de instabilidade associada ao deslocamento de uma frente fria,  o que reforçou a propagação de uma supercélula”, detalhou Scheuer.

A força do vento provocou a interrupção do fornecimento de energia elétrica em diversas comunidades do interior. Algumas casas foram destelhadas. Na cidade também houve destelhamentos, queda de árvores e falta de luz. Não há registro de pessoas feridas. O bairro mais atingido foi o Garghetti, onde houve incêndio na rede elétrica, por conta de um raio, e destelhamentos.

Foto: Belos FM/Divulgação

Tornado em Guatambu 

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a passagem de um tornado pelo município de Guatambu, na região Oeste de Santa Catarina, na noite da segunda-feira (13), há uma semana. O fenômeno climático passou pelo município próximo das 23h e causou estragos pontuais.

tempo

Alerta: Santa Catarina poderá ser atingida por temporal raro

Meteorologista explica como pode ocorrer a tempestade considerada rara

tempo

Massa de ar frio irá derrubar temperaturas em SC; Previsão é de 5°C em algumas regiões

Instabilidades que avançam pelo Estado vão provocar chuva a partir desta tarde com chance de temporais.

tempo

Vídeo: Rio Itajaí-mirim transborda e deslizamentos são registrados em Brusque

A Defesa Civil de Brusque continua monitorando as ocorrências em virtude do grande volume de chuvas, que ocorreram nos últimos dias e nesta terça-feira (12). Até o momento a entidade atendeu 14 ocorrências, seis delas […]

tempo

Defesa Civil suspeita que tornado destelhou casas no Oeste em SC

Com isso, pode ser o 5º episódio de tornado registrado neste ano no Estado

tempo

Defesa Civil emite alerta de deslizamentos na Grande Florianópolis e Litoral Norte

Previsão indica chuva forte no feriado, principalmente no Baixo Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis

Mais notícias

Geral

Menino quebra protocolo para ganhar solidéu do Papa Francisco no Vaticano

Um menino roubou a cena nesta quarta-feira (20) ao quebrar o protocolo e ir falar com o papa Francisco durante sua audiência geral no Vaticano. O garoto de cerca de 10 anos aproximou-se do pontífice […]