keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Trabalho de presos em Tijucas resulta em doações para idosos e animais de estimação

As ações foram possíveis porque o Presídio Regional de Tijucas mantém uma política de reabilitação social e econômica dos internos

X
Divulgação

Viatura, policial, colete e arma. Quem vê, logo pensa: com certeza tem alguém sendo preso. Nada disso! Tijucas recebeu nesta terça (12) e quarta-feira (13) duas “operações” diferentes.

A ação dos policiais penais do Presídio Regional de Tijucas foi deflagrada para entregar mais de 500 cobertores e mantinhas para os cães e gatos resgatados pelo Grupo de Operações e Resgates (GOR) e, aproximadamente, 300 capas de travesseiros para serem utilizadas pelos idosos do Lar Santa Maria da Paz, de Tijucas.

As duas ações foram possíveis porque o Presídio Regional de Tijucas mantém uma política de reabilitação social e econômica dos internos focada no trabalho, no ensino e na realização de atividades propositivas que conta com o apoio do Diretor do PRT, Carlos Raulino com apoio de Claudiomiro Luiz Marques, Superintendente Regional do DPP e da Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) de Santa Catarina.

É imprescindível ressaltarmos um fato histórico: pela primeira vez em muitos anos, Tijucas tem, literalmente, um Tijucano no Alto Escalão do Governo do Estado. O atual Secretário desta importante pasta é filho de Tijucas. Edemir Alexandre Camargo Neto foi nomeado Secretário de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa pelo Governador Carlos Moisés.

Após este adendo, voltando à pauta das entregas ao GOR e Lar Santa Maria da Paz, cabe a nós parabenizarmos e reconhecemos o fruto deste trabalho que vem sendo “plantado” pelo PRT: os próprios detentos se ofereceram para, fora do “expediente de trabalho”, ou seja, durante suas folgas, aos finais de semana, confeccionarem as mantinhas para os cães resgatados pelo GOR, já que uma destas oficinas é, justamente, específica para a fabricação de mantas e cobertores. Desta forma, o PRT consegue gerar emprego para os apenados e melhores condições para a ressocialização dos mesmos.

Uma das incentivadoras da ação foi a Policial Penal Patricia Braga. Ela comentou com os apenados que esta seria uma ótima destinação das sobras de material e os presos, empolgados, se ofereceram para o serviço.

As capas de travesseiro, por sua vez, também são fabricadas noutra oficina do PRT e seriam descartadas por apresentarem pequenas falhas. Policiais penais perceberam este desperdício, conversaram com o empresário e ele concordou que seria muito melhor aproveitado a destinação para quem realmente precisa.

Por conta destes projetos, hoje o Presídio de Tijucas é referência no estado e já conta com mais de 100 detentos empregados dentro da unidade prisional e outros 40 que cursam faculdade EAD.

Um detalhe muito importante é que os próprios presos pagam pela faculdade. O trabalho no presídio é remunerado, todavia, 75% deste valor é repassado aos detentos. O restante, 25%, fica para a Unidade Prisional para auxiliar nas despesas que se tem com eles mesmos.

Ou seja, além de ocupar a mente, pois como diz o ditado “mente vazia é oficina do diabo”, os presos ajudam a pagar pelo custo que se tem por mantê-los atrás das grades, recebem salário que podem enviar para auxiliar suas famílias e, ainda, podem pagar para saírem da cadeia com uma profissão através do estudo.

O diretor do Presídio de Tijucas, Carlos Raulino, comemora o resultado dos esforços para reintegrar os apenados à sociedade. “Nosso objetivo é que eles saiam daqui cidadãos conscientes de que erraram e prontos para recomeçar do jeito certo”, explica.

Fonte: Clicsc

Cidades

Balneário Piçarras ativa abrigo de inverno nesta segunda-feira (16)

Secretaria de Assistência Social realizará trabalho de campo para localizar os moradores de rua

Cidades

Alunos participam de aula especial com os Bombeiros Militares de Itapema

A aula foi um pedido feito pela Professora de Educação Física Rubya e contou também com uma gincana

Cidades

Prefeitura de São José promove Semana da Enfermagem a partir de segunda-feira

Durante os cinco dias serão apresentadas oficinas com temas como autocuidado, saúde mental, yoga, defesa pessoal

Cidades

São José promove concurso para eleger os melhores projetos ambientais da rede municipal de ensino

Secretaria de Educação de São José lançou o Concurso Dia do Desafio do Meio Ambiente para motivar a comunidade escolar

Cidades

Município de São José recebe R$ 350 mil para custeio da saúde da Deputada Federal Geovania de Sá

Prefeito Orvino Coelho também recebeu a visita do deputado estadual Ismael dos Santos

Mais notícias

Geral

Ministério Público Federal investiga prazo de entrega do Contorno Viário de Florianópolis

O MPF pediu à Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) que apresente os percentuais de conclusão das obras em sete de janeiro de 2021 e em 20 de fevereiro de 2020, destacando eventuais alterações no cronograma de conclusão

Geral

Aumenta cobrança pela conclusão das obras do Contorno de Florianópolis

Senadores, deputados e Vereadores querem o cumprimento do prazo de dezembro de 2023