Um vazamento de amônia ocorrido na última terça-feira (14) e quarta-feira (15) em uma empresa de Barra Velha, no Litoral Norte de Santa Catarina, levou três pessoas a serem hospitalizadas. A amônia é um produto tóxico utilizado na fabricação de fertilizantes agrícolas, fibras, plásticos e produtos de limpeza.
O gerente operacional da empresa informou que o vazamento na tubulação aconteceu durante serviços de manutenção realizados na noite da última terça-feira, segundo informações obtidas junto ao Corpo de Bombeiros Militar.
Os socorristas, após inspeções, detectaram o cheiro do produto em áreas com trânsito de pessoas e decidiram evacuar completamente o local, além de iniciar processos de ventilação e isolamento. Técnicos de segurança da empresa trabalham para solucionar o problema.
Ainda não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.
Perigos da amônia
A amônia é uma substância química perigosa e a exposição ou contato com esse gás pode levar pessoas a óbito ou a problemas de saúde irreversíveis. Também conhecida como amoníaco, é uma molécula formada por um átomo de nitrogênio ligado a três de hidrogênio.
Quando em temperatura ambiente, a amônia é um gás incolor, tóxico e corrosivo quando há presença de umidade. Esse gás é altamente perigoso no caso de inalação, além de ser inflamável, causando risco de explosão.