keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Tudo o que você precisa saber sobre a política nacional nesta segunda-feira (08)

Leia na Esplanada direto de Brasília

X
Marcelo Casal JR/Agência Brasil

Rompimento

O movimento de rompimento entre o presidente do DEM, ACM Neto (BA), e o ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia (RJ), vem de uma pressão regional do partido na Bahia. No centro do embate está o deputado federal Elmar Nascimento (BA), apoiado por prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de cidades importantes no Estado. A base do parlamentar é imprescindível para o projeto de ACM, que pretende se eleger governador em 2022. Elmar estava entre os principais cotados para ser o candidato do grupo de Maia para sucedê-lo no comando da Câmara.

Rifado 

Maia, no entanto, rifou o deputado baiano e escolheu Baleia Rossi (MDB-SP). Inconformado, Elmar ameaçou romper com ACM Neto e minar o projeto do ex-prefeito de Salvador para 2022.

Reduto

Para debelar o conflito em seu reduto eleitoral e preservar Elmar e sua aliança para 2022, ACM optou por boicotar Maia e adotar “neutralidade” na votação que elegeu o candidato do Palácio do Planalto, Arthur Lira (PP-AL).

Punição

ACM Neto dá de ombros para a especulada saída de Rodrigo Maia do DEM. Mas decidiu punir outros correligionários que deixarem o partido na esteira do ex-presidente da Câmara.

Folia

O movimento do derrotado Maia, no entanto, é visto mais como folia que reza feita. Trata-se da mesma fantasia que criou em torno de seu fictício poder de articulação na Câmara pró-Baleia. Por isso, insiste em protagonismo após deixar a vitrine do Congresso.

Digitais

Desde terça-feira, as mãos de Rodrigo Maia voltaram a se reencontrar com a maçaneta de portas após quase cinco anos de distanciamento protocolar. É o primeiro duro golpe a quem deixa um trono em Brasília.  

Eminência

O ministro Onyx Lorenzoni, “apagado” dessa decisão do DEM em deixar Rodrigo Maia na mão, teve papel fundamental nos bastidores para a “traição” partidária se confirmar na sucessão na Câmara.

Vacinas

Governadores de todo o país pressionam o Ministério da Saúde para viabilizar a compra direta de vacinas contra o Covid-19 para seus estados. O pedido vai ser reforçado amanhã, em reunião com o chefe da pasta, Eduardo Pazuello.

Butantan

Em conversa recente com 20 governadores, o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, sinalizou que as tratativas podem ser feitas diretamente via Instituto Butantan, responsável pela produção da vacina Coronavac, desenvolvida em parceria com o laboratório Sinovac.

Variante

Está sobre a mesa de Pazuello o ofício do ministro Benjamin Zymler, do Tribunal de Contas da União, intimando a pasta a informar, entre outros questionamentos, quais ações e iniciativas foram adotadas para identificação, acompanhamento, mapeamento e rastreamento de novas cepas variantes da linhagem do Covid-19.

Embargo

A Human Rights Watch enviou carta a todos os embaixadores da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) denunciando as “desastrosas” políticas ambientais do presidente Jair Bolsonaro. Após receber e analisar o documento, o comitê de política ambiental da OCDE decidiu cancelar a discussão sobre a entrada do Brasil no grupo, que estava marcada para amanhã, 9.

Desacreditada

O grupo Acredito, do qual fazem parte os deputados federais Tabata Amaral (PDT-SP) e Felipe Rigoni (PSB-ES) e o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), diz que a nomeação da deputada Bia Kicis para presidir a CCJ representa um escárnio com a democracia: “Já desrespeitou repetidas vezes nossa Constituição”.

Fonte: Clicsc

Geral

Menino de 13 anos desaparece após submergir em rio de Santa Catarina

O trabalho de buscas foi reiniciado no início da manhã deste domingo (7)

Geral

Caminhões não podem entrar em Porto Belo pela via principal

O Governo do Município de Porto Belo através do Decreto Nº 2.701, delimita o acesso de caminhões de grande porte ao Município. Considerando que o acesso principal do Município, pela Avenida Governador Celso Ramos através […]

Geral

SC contrata os primeiros 20 leitos de UTI na rede privada

Os leitos ficam em um hospital de Florianópolis. Eles vão receber pacientes do Sistema Único de Saúde encaminhados pela Secretaria de Estado da Saúde

Geral

VÍDEO: Cobra caninana de quase 2 metros é encontrada no quintal de residência em SC

Cobra tenta subir pela parede para fugir, mas é capturada por biólogo

Geral

Casal esquece de pagar bilhete de loteria e perde R$ 1,4 bilhão em sorteio

A notícia de que o pagamento do bilhete não havia sido gerado foi certificada pela própria loteria

Mais notícias

coronavirus

Unimed Litoral informa que trabalhando na capacidade máxima por conta da Covid-19

Transferências para outros hospitais estão comprometidas neste momento

Segurança

PM encerra festa clandestina e apreende violão

Conforme a Polícia Militar, esta foi a única ocorrência durante o primeiro dia do final de semana