keyboard_backspace

Página Inicial

Turismo

Turismo de inverno na Serra apresenta crescimento de público e faturamento, aponta pesquisa da Fecomércio

Pesquisa apontou que a área que tem maior investimento dos visitantes é a de hotelaria

X
Fotos: Ricardo Wolffenbüttel / Secom
Siga-nos no google-news

Dados da 12ª Pesquisa de Inverno na Serra Catarinense apresentados pela Fecomércio na manhã desta quinta-feira, 21, indicam melhora do faturamento das empresas catarinenses em julho e agosto de 2023. A apresentação, na sede da Fecomércio, foi prestigiada pelo secretário de Turismo, Evandro Neiva, pelo empresário do ramo turístico e presidente da IGR Caminhos da Serra, Sebastião Eliseu Farias, e por outras autoridades do ramo turístico catarinense. Representando a Fecomércio estava o vice-presidente de turismo, Fábio Souza.

A pesquisa apontou que a área que tem maior investimento dos visitantes é a de hotelaria, que também apresenta uma maior procura desde 2017. Além disso, o maior público é formado por brasileiros, principalmente catarinenses, que representam um aumento de quase 10% entre 2022 e 2023. Moradores do Rio Grande do Sul também passaram a visitar mais a serra, configurando 11% dos turistas.

Ainda segundo os dados levantados pela Fecomércio, o faturamento das empresas aumentou em 2,3%, comparado ao ano anterior, e em 8,7% em relação aos outros meses de 2023. Assim, com a melhoria da economia, também houve um crescimento na contratação de pessoas extras para o período de inverno em quase 5%.

O secretário Evandro Neiva ressaltou que o turismo tem se transformado em uma grande fonte de investimento do Governo. “Esses dados apontam que o verão e o inverno são turismo o ano todo. Agradeço e parabenizo a Fecomércio, nós temos um grande trabalho pela frente que vai apenas trazer bons frutos”, disse o secretário.

O evento, realizado anualmente pela Fecomércio, divulga dados a respeito do turismo catarinense levantados durante os meses de julho e agosto daquele ano. Ministrada pelo coordenador do observatório de turismo da Fecomércio, André Carvalho, e pela analista da divisão de planejamento, Daniele Carvalho, a cerimônia apontou o crescimento do comércio da Serra Catarinense no inverno.

“Esses números da Fecomércio ajudam a nós, empresários, a compreender o cenário atual e são essenciais para sabermos no que devemos investir cada vez mais. Nós estamos, assim como o Estado, comprometidos a trazer mais visibilidade para a Serra e, consequentemente, para Santa Catarina”, afirmou Eliseu Farias.

A pesquisa aponta que a procura por alimentos e bebidas catarinenses também cresceu, de forma que 84% dos entrevistados experimentaram ou iriam experimentar itens alimentícios da serra.

Estação Inverno

No fim de maio, o governador Jorginho Mello lançou oficialmente no calendário turístico do estado a Estação Inverno Santa Catarina, que começou em 1º de junho a e vai até 30 de setembro. Uma ação conjunta de vários órgãos públicos estaduais, com a participação do Sebrae e Fecomercio-SC, que vai transformar, em poucos anos, a maneira do estado se posicionar como destino turístico na estação mais fria do ano. 

O lançamento foi um marco para o desenvolvimento turístico, com a extensão do calendário do setor durante os próximos anos em Santa Catarina. Com essa iniciativa, o Governo do Estado passa a ter no inverno a mesma relação governamental que tem com a já consolidada temporada de verão.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Turismo

Feira de turismo reune mais de 300 marcas e 6 mil participantes em Balneário Camboriú

Edição celebrativa homenageou o Rio Grande do Sul com espaço especial

Turismo

Itapema mantém nota máxima no Mapa do Turismo Brasileiro 2024

A classificação é um indicativo do desempenho robusto da economia do setor na cidade, conforme definido pelo Ministério do Turismo

Turismo

Dados da temporada sugerem mudança de comportamento do turista em Florianópolis

Mesmo com lotação acima da média em hotéis e apartamentos de aluguel, restaurantes e bares registraram movimento baixo; um dos motivos seria a escolha por imóveis onde possam cozinhar durante a estadia

Turismo

Evento marca o retorno do voo livre ao Morro do Careca em Balneário Camboriú

O "Colorindo o Céu de BC" começa nesta sexta-feira (22) e deve durar dois meses

Mais notícias

Cultura e Lazer

Festival de Rock agita Beira-Mar de São José no próximo fim de semana

Evento Mundial Rock chega a sua quarta edição neste sábado (23) e domingo (24), com uma programação repleta de Rock N' Roll

Cotidiano

Mercado de modelos em Santa Catarina se destaca por revelar perfis diversos

Antes restrito apenas a um biotipo, atualmente o mercado de modelos conta com perfis diversos, fugindo dos estereótipos padrões, para atender todos os tipos de campanhas