keyboard_backspace

Página Inicial

coronavirus

Um ano de pandemia em SC: estado teve reforço de mais de cinco mil profissionais de saúde

De acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), de março de 2020 a março de 2021, a SES ampliou seu quadro em 2.670 profissionais.

X
Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Arquivo/ Secom

Quando a pandemia chegou a Santa Catarina, para o grupo de profissionais do qual faz parte a enfermeira Luciane Buchner, a opção foi atuar numa das funções essenciais: salvar vidas. Ela está entre os mais de cinco mil novos profissionais que foram chamados para a linha de frente do combate à Covid-19 no estado. No quadro da Secretaria de Estado da Saúde (SES), são 2,6 mil profissionais a mais e na rede de hospitais filantrópicos, são cerca de 2,5 mil, em uma ampliação sem precedentes na rede de saúde.

Aos 32 anos, Luciane ajuda a coordenar uma equipe de mais de 60 profissionais na UTI Covid do Hospital Governador Celso Ramos, em Florianópolis. São oito horas diárias dentro da Unidade de Tratamento Intensivo, onde é preciso superar a exaustão e o desgaste emocional para cuidar dos pacientes e desempenhar o trabalho desenvolvido pela equipe multidisciplinar de enfermagem.

“Neste momento é preciso ser forte, porque para a equipe eu sou uma das pessoas que tem que transmitir segurança, força, dar acolhimento e ânimo. Estamos cansados, mas entregando o melhor para cumprir com a nossa missão de cuidar das pessoas”, relata a enfermeira.

Luciane já tomou as duas doses da vacina contra a Covid-19. Para ela, o que traz alívio e esperança também representa oportunidade de fazer ainda melhor na linha de frente do combate contra a doença. “Após a vacina, um novo momento de oportunidades se abre, sem que possamos baixar a guarda para a prevenção necessária. Esta é a oportunidade de ser criativo, fazer melhor, acolher a equipe, ser resiliente para salvar a vida dos pacientes e o futuro das suas famílias”, afirma Buchner.

Mais profissionais
De acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), de março de 2020 a março de 2021, a SES ampliou seu quadro em 2.670 profissionais. As vagas contemplam médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, além de funções na área administrativa dos hospitais.

Atualmente, o quadro da Secretaria conta com mais de 12 mil profissionais. Para qualificar o atendimento, eles foram capacitados por meio de cursos promovidos pela Diretoria de Educação Permanente em Saúde (DEPS). Foram mais de 1,4 mil horas/aula.

Conforme a Federação de Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Santa Catarina (FEHOESC), na rede de hospitais filantrópicos, em mais de 50 unidades que realizam o atendimento Covid, o quadro de pessoal foi ampliado em 2,5 mil profissionais para o enfrentamento da pandemia.

“Todos estes profissionais têm sido exemplares e fundamentais na linha de frente do combate à pandemia em Santa Catarina. Para cada leito direcionado ao tratamento dos pacientes com Covid-19, há toda uma equipe que entrega trabalho, profissionalismo, conhecimento e empatia a todos que precisam de atendimento hospitalar, seja ele clínico ou de alta complexidade”, destaca o governador Carlos Moises.

Trabalho essencial em todas as fases de enfrentamento
A luta contra o coronavírus ainda não acabou e o trabalho dos profissionais da saúde continua sendo essencial, especialmente, para os cerca de 2,6 mil pacientes internados em leitos de enfermaria e de UTI para tratamento da Covid-19 no estado.

Nas vitórias sobre a doença, encontramos as digitais das equipes de profissionais da saúde. Desde o início da pandemia, mais de 690 mil pessoas se recuperaram da Covid-19. Toda vez que um paciente recebe alta dos hospitais, os milhares de profissionais da saúde espalhados pelo estado veem as forças renovarem sob o aplauso da esperança.

São eles também que, neste momento importante de enfrentamento ao coronavírus, ajudam a reforçar a confiança em dias melhores, por meio das mais de 400 mil doses de vacina já aplicadas nos catarinenses.

Fonte: Clicsc

coronavirus

Havan ajuda na compra de dois respiradores

Um deles foi doado para o Samu de Joinville e o outro para Barra Velha. Ambos vão atender os pacientes do município quando precisam ser transportados com urgência para hospitais da região

coronavirus

Brasil recebe 2,3 milhões de kits de intubação vindos da China

Segundo o grupo de empresas, a ação foi motivada pelo recrudescimento da pandemia de covid-19 no Brasil e pela escassez de insumos para o atendimento a pacientes em unidades de terapia intensiva (UTIs).

coronavirus

Mais 220 mil doses de vacina chegam em SC nesta sexta-feira

A carga seguiu escoltada por policiais até o depósito de frios da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, em São José, de onde será distribuída para as regionais de saúde do estado ainda na manhã desta sexta.

coronavirus

SC confirma 848.672 casos e 12.409 mortes por coronavírus

Esses números representam um acréscimo de 96 óbitos em comparação com o último boletim. Registrou-se uma alta de 3.305 na quantidade de confirmados.

coronavirus

Covid-19: “Tenho medo de pegar isso e morrer”, disse Paulo Gustavo há um ano

Boletim médico divulgado nesta quinta-feira diz que o ator segue em estado grave

Mais notícias

Utilidade Pública

Procon de São José atende com agendamento prévio

A medida é necessária para evitar aglomeração de pessoas, sendo que o atendimento deve ser marcado pelo Whatsapp (48) 98477-7790

Cultura e Lazer

Itapema 59 anos: As histórias e belezas do Canto da Praia

Veja agora o primeiro episódio da série de reportagens do Visor Notícias

Segurança

Polícia divulga imagens de operação que apreendeu R$4 milhões na casa de homem morto em Porto Belo

Os Policiais Civis ficaram contando o dinheiro da apreensão por mais de três horas, sendo apreendido entre dólares, euro e reais a quantia de R$ 4.130.000,00 (quatro milhões, cento e trinta mil reais)