Nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, será realizada a liberação do acostamento como terceira faixa na BR-101 entre Itapema e Navegantes, até o trevo da SC-470. Caso a mudança tenha sucesso, ela será aplicada diariamente após o Natal, das 14h às 22h, entre Porto Belo e Barra Velha, nos dois sentidos da BR-101 (Norte-Sul e Sul-Norte).
A decisão para este teste veio após várias reuniões com representantes do governo local, da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Arteris Litoral e da Polícia Rodoviária Federal.
O Prefeito de Penha, Aquiles da Costa, celebrou a decisão, mas enfatizou a importância da realização de obras para uma solução mais permanente ao problema de trânsito. Ele ressaltou a necessidade de melhorias para reduzir os congestionamentos que ocorrem, especialmente durante a temporada de verão.
Aquiles destacou a luta constante por melhorias na região, lembrando a ação civil pública movida pelo Município de Penha contra a Autopista Litoral Sul e a ANTT, que ganhou força com a ação coletiva da AMFRI. Ele ressaltou que a região, sendo uma das que mais crescem em Santa Catarina, merece atenção especial.
Em janeiro, uma audiência conciliatória definiu o início das melhorias até março de 2024. Aquiles, também ex-presidente da AMFRI, mencionou os esforços conjuntos dos prefeitos da região e líderes estaduais, incluindo o atual presidente da AMFRI e Prefeito de Bombinhas, Paulinho.
A Arteris explicou que os testes são essenciais para avaliar a viabilidade da liberação do acostamento, o que requer um investimento de quase R$12 milhões em sinalização e asfaltamento dos acostamentos ao longo de 120 quilômetros.