As Unidades de Pronto Atendimento (UTIs) do Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, Santa Catarina, foram nomeadas em homenagem ao médico intensivista Nelson Luiz Barichello, que perdeu a vida para a Covid-19. A cerimônia de dedicação ocorreu nesta quarta-feira (7), reunindo familiares e colegas de profissão, que prestigiaram o legado deixado por Barichello.
Nelson Luiz Barichello, que também era especialista em Nefrologia, dedicou meses de sua vida na luta contra a mesma doença que atendia em seus pacientes. Sua viúva, Juliana Barrichello, expressou gratidão e honra pela emocionante homenagem, destacando que seu exemplo é eterno.
O médico e Juliana se conheceram no Hospital Marieta, onde ela trabalhava como fisioterapeuta intensivista. Ela relembrou a paixão e humanidade que Nelson inspirava nas pessoas ao seu redor, tanto como ser humano quanto como médico. Barichello deixou um legado na medicina e na educação, atuando como professor no curso de Medicina da Univali.
A homenagem prestada ao médico intensivista eterniza sua memória e mantém viva a lembrança de sua história. Diogo Machado, colega de profissão, ressaltou a excelência do caráter de Nelson e seus gestos generosos, atenciosos, honestos, responsáveis, amorosos e alegres. Segundo Machado, ele possuía todos os adjetivos de uma pessoa de bem.
Essa honraria no Hospital Marieta Konder Bornhausen vai além de uma placa em uma parede, pois reconhece uma vida dedicada ao cuidado com os outros. É uma homenagem à compaixão e dedicação de um médico cujo legado continuará a inspirar gerações de profissionais da saúde.