keyboard_backspace

Página Inicial

Sem categoria

Vacina contra febre amarela é ofertada em UBS e no Trailer de Saúde de BC

A intensificação na oferta da vacina é para reforçar a proteção dos moradores e turistas, prevenindo a circulação do vírus

Balneário Camboriú está livre da Febre Amarela, mas desde o segundo semestre de 2018, conforme o Calendário Nacional de Vacinação, a região Sul do país é Área de Recomendação para Vacinação (ACRV). As vacinas estão disponíveis em todo município nas Unidades de Saúde, desde o começo de dezembro, e agora, também há vacinação no Trailer de Saúde, localizado na Praça Tamandaré. A vacina é recomendada para pessoas com idade entre 9 meses a 59 anos, atendendo recomendação do Ministério da Saúde e da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado.

A intensificação na oferta da vacina é para reforçar a proteção dos moradores e turistas, prevenindo a circulação do vírus. A procura da vacina pela população, no entanto, está sendo menor que o esperado.  Até o momento, cerca de 703 doses foram aplicadas no município, mas há uma estimativa de 87.000 pessoas para serem vacinas somente em Balneário Camboriú.

É de extrema importância os cuidados para a não circulação do vírus na cidade, principalmente na época de temporada. Segundo a diretora da Vigilância Epidemiológica, Adriana Diogo, é preciso haja uma maior consciência de prevenção por parte da população. “A vacina é dose única, gratuita, está disponível em toda a cidade. O assunto é sério, a doença traz consequências e a vacina é a única forma de se prevenir”, alerta.

Dentre as ações para a ampliação da cobertura vacinal está a oferta, de segunda a sexta-feira, das vacinas de febre amarela e de sarampo, no Trailer da Saúde, na Praça Almirante Tamandaré, além de postagens no Facebook, Instagran e WhatsApp.

A Febre Amarela é transmitida por um mosquito vetor e é uma doença infecciosa grave, na qual os sintomas são repentinos, implicando maiores cuidados de precaução. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina contra a Febre Amarela é o único meio de prevenção da doença, mostrando eficácia acima de até 99% para os vacinados.

Não devem tomar a vacina:

-Pessoas com imunossupressão secundária à doença ou terapias.
Imunossupressoras (quimioterapia, radioterapia, corticoides em doses elevadas).

– Pacientes em uso de medicações anti-metabólicas ou medicamentos modificadores do curso da doença (Infliximabe, Etanercepte, Golimumabe, Certolizumabe, Abatacept, Belimumabe, Ustequinumabe, Canaquinumabe, Tocilizumabe, Ritoximabe).

-Transplantados e pacientes com doença oncológica em quimioterapia.

– Pessoas que apresentaram reação de hipersensibilidade grave ou doença neurológica após dose prévia da vacina.

– Pessoas com reação alérgica grave ao ovo.

– Pacientes com história pregressa de doença do timo (miastenia gravis, timoma).

Dúvidas e informações sobre o horário de funcionamento das Salas de Vacinação no Departamento de Vigilância de Epidemiológica pelo telefone (47) 3363-4170.

Mais notícias

Geral

Saiba quais serviços não podem funcionar neste fim de semana durante lockdown em Santa Catarina

Os protocolos de saúde, previstos na publicação, têm o objetivo de desacelerar a curva de contágio da doença em um momento de alta taxa de ocupação dos leitos clínicos e de UTI no Estado

coronavirus

BC terá vacinação dos idosos de 80 anos ou mais nas unidades de saúde e em drive-thru

Nesta sexta-feira (26), às 14h, começa a vacinação contra o coronavírus para idosos com idades com 80 anos ou mais. Além da vacinação estar disponível para essa faixa etária em todas as unidades de saúde, […]