O vereador Cláudio Eduardo de Souza, o Cláudio do Jornal (PDT), protocolou. na manhã desta quinta-feira (25), um ofício destinado à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Tijucas solicitando que as sessões do Legislativo passem a ocorrer todas as segundas e quintas-feiras do mês. Atualmente, de acordo com o Regimento Interno, o número de encontros é limitado a seis sessões mensais. “Precisamos trabalhar ainda mais e justificar nosso salário e a confiança do povo”, argumenta.
Como justificativa, o parlamentar defende que a Câmara precisa apresentar melhores resultados para a população que, justamente, cobra uma atuação mais relevante. Cláudio também alega que há necessidade de ampliar o número de sessões porque muitas delas, atualmente, acabam sendo ocupadas exclusivamente para homenagens prestadas pelo Legislativo, como a do Mérito Esportivo, realizada nesta quinta-feira (25), e a dedicada ao Dia da Mulher, no mês de março.
“Nosso trabalho acaba represado, aguardando a inclusão na pauta de sessões posteriores. A cidade cresce, a população aumenta e todos os vereadores têm demandas a serem debatidas, que não podem ficar esperando enquanto temos sessões destinadas a outros fins”, comenta o vereador.
Além de mais sessões, o parlamentar também sugere a alteração do seu horário de início, das 20h para as 19h, com a intenção de ampliar a participação popular nos debates. Segundo o entendimento do vereador, com o atual horário, as sessões se estendem até muito tarde e a população acaba não podendo estar presente no plenário ou acompanhando as transmissões pelo rádio e redes sociais. “Se é a Casa do Povo, temos que pensar em possibilitar cada vez mais a participação das pessoas e quanto mais tarde as sessões acontecem, menor tende a ser o engajamento, porque todos têm seus compromissos no outro dia”, ressalta Cláudio. A solicitação, agora, passa por análise da Mesa Diretora da Câmara.