Ações de contenção de danos e recuperação da economia local são temas que vem sendo destaque nos pronunciamentos da vereadora Juliana Pavan desde o mês de março deste ano. Nesta terça-feira (25), o assunto foi novamente trazido para debate pela parlamentar em sua fala no tema livre.
No dia 12 de Março, Juliana protocolou um pedido de informação ao prefeito Fabrício Oliveira, questionando se há por parte do setor fazendário do município algum estudo técnico para avaliar o impacto negativo da pandemia de Covid-19 nas contas públicas. No pedido também questiona-se se há o conhecimento de quais as categorias empresariais mais afetadas na Cidade, para que seja planejado pelo executivo um conjunto de ações de contenção de danos na economia local.
Também foi enviado ao executivo no dia 16 de Março uma indicação para que fosse elaborado o projeto de lei que viabiliza a implantação do Programa Juro Zero no município. Os participantes do programa terão acesso a uma linha de crédito de até R$ 5 mil e, se pagarem todas as prestações em dia, a última parcela será paga pelo governo municipal. Essa é uma forma concreta e dentro de legalidade para auxiliar os Microempreendedores Individuais (MEIs) e microempresas que estão passando por dificuldades nessa crise econômica provocada pela pandemia de Covid-19.
Diante dos diversos pedidos que vem recebendo da comunidade e da importância do assunto, a parlamentar usou então a tribuna nesta terça-feira para reforçar o apelo por medidas de socorro a empresários e trabalhadores. “Não é o momento de lucrar com juros, mas sim, de oferecer um apoio àqueles que fazem a economia da cidade funcionar. Sem condições mínimas de sobrevivência, é impossível que as empresas cumpram suas obrigações financeiras, gerem emprego e renda e incrementem indiretamente outros setores. Queremos receber propostas do executivo em prol da autossuficiência para as micro e pequenas empresas, certamente todos os edis serão parceiros na construção e aprovação das mesmas”, fala Juliana.
O pedido de informação, a indicação e o pronunciamento podem ser acessados na íntegra, respectivamente em: https://bit.ly/3oQyVjJ / https://bit.ly/2StWwLe / https://bit.ly/3vmFmgR