keyboard_backspace

Página Inicial

mundo

VÍDEO: Com temperaturas de mais de 1.000°C lava de vulcão engole casas e árvores na Espanha

Lava avança a uma velocidade média de 700 metros por hora

X

Mais de 100 casas já foram destruídas pela lava do vulcão Cumbre Vieja, que entrou em erupção no domingo (19), na ilha espanhola de La Palma, no arquipélago turístico das Canárias. Primeira a ser registrada nesta ilha em 50 anos, a erupção provocou a retirada de quase 5 mil pessoas, segundo informaram as autoridades nesta segunda-feira (20).

“Neste momento, temos 5.000 pessoas retiradas (…) e cerca de 100 casas destruídas nas localidades de Los Llanos de Aridane, El Paso e Tazacorte. As expulsões de lava continuam e seguem rumo à costa”, relatou Lorena Hernández, conselheira de Segurança Cidadã da primeira delas, no segundo dia de erupção do Cumbre Vieja.

Os impressionantes rios de lava arrasaram árvores, invadiram casas e estradas, como mostram vários vídeos e fotos publicados nas redes sociais. Com temperaturas de mais de 1.000°C, a lava avança a uma velocidade média de 700 metros por hora, segundo o Instituto Vulcanológico das Canárias.

“Essa língua de lava engole tudo que vai encontrando pelo caminho — descreveu Mariano Hernández Zapata, presidente de Cabildo de La Palma, em entrevista à Televisión Española. Em entrevista à televisão pública, o prefeito de El Paso, uma das localidades afetadas, descreveu a devastação. — Em sua passagem, a lava não deixou absolutamente nada”, descreveu o prefeito Sergio Rodríguez, acrescentando que os moradores “têm muita incerteza”. 

“Vão levar muito tempo para voltar, com certeza”, comentou Rodríguez sobre o possível retorno dos moradores para suas casas. Em apenas três minutos, Angie Chaux, uma moradora de Los Llanos de Ariadne, que vive a poucos quilômetros do vulcão, conta que teve de deixar sua casa, às pressas, às 4h30 da madrugada, junto com o marido e o filho de três anos. 

“Estou nervosa, porque não sabemos o que vai acontecer. Se vamos encontrar nossa casa”, desabafou, contanto que a lava passou a 700 metros de sua residência.

mundo

Boxeador russo é hospitalizado depois de lutar com urso

O boxeador russo Ilya Mdvedv foi hospitalizado após lutar contra um urso no país europeu. O jovem lutador de 23 anos estava pecando com um amigo na região da Sibéria quando foi atacado pelo animal. […]

mundo

Motorista erra pedal e vai parar dentro de lago com Lamborghini de R$1,2 milhão

O motorista de uma Lamborghini Hracan, carro que custa em média R$1,2 milhão, caiu com o supercarro de luxo entro de um lago na região de Mondsee, na Austrália. Segundo informações, o motorista trocou os […]

mundo

Alec Baldwin é fotografado aos prantos após receber a notícia da morte de diretora

O ator Alec Baldwin foi visto do lado de fora da sede das instalações de filmagens do filme Rust em lágrimas enquanto falava ao telefone. Segundo informações, o ator se desesperou e começou a chorar […]

mundo

Pesquisadores descobrem incêndios na Antártica há 75 milhões de anos

Constatação ocorreu durante expedição entre 2015 e 2016

Mais notícias

Geral

Menino quebra protocolo para ganhar solidéu do Papa Francisco no Vaticano

Um menino roubou a cena nesta quarta-feira (20) ao quebrar o protocolo e ir falar com o papa Francisco durante sua audiência geral no Vaticano. O garoto de cerca de 10 anos aproximou-se do pontífice […]