Vídeo: Rio Itajaí-mirim transborda e deslizamentos são registrados em Brusque
A Defesa Civil de Brusque continua monitorando as ocorrências em virtude do grande volume de chuvas, que ocorreram nos últimos dias e nesta terça-feira (12). Até o momento a entidade atendeu 14 ocorrências, seis delas […]
A Defesa Civil de Brusque continua monitorando as ocorrências em virtude do grande volume de chuvas, que ocorreram nos últimos dias e nesta terça-feira (12). Até o momento a entidade atendeu 14 ocorrências, seis delas para deslizamento, uma avaliação de ponte e as demais para situação de alagamento. O acumulado de chuvas é de 110mm, com referência ao bairro São Pedro, local com maior volume de chuvas.
Em 24h a cidade registra um acúmulo de 72mm, com maior volume de chuvas no bairro São Pedro, Centro e Souza Cruz. Na cidade de Guabiruba, no bairro Lajeado, o acúmulo das últimas 24h é de 154mm. Em Botuverá o acúmulo das últimas 24h é de 134mm, região das Águas Negras. Nas cabeceiras do rio Itajaí-Mirim, nas cidades de Presidente Nereu e Vidal Ramos, os volumes são baixos, menos de 30mm.
Rio Itajaí-Mirim
O coordenador da Defesa Civil de Brusque, Edevilson Cugik, falou sobre a alta do rio. “Considerando que parou a chuva e estamos recebendo a água de Botuverá, a projeção de nível é que o rio fique abaixo dos 6m 50, isso deve ocorrer nas próximas duas ou três horas,” disse.Cugik destacou que a Defesa Civil continua monitorando o rio. “Na última medição ele estava com 5m 64cm, já fora da calha, pegando a Beira Rio embaixo da Ponte Estaiada e também a Beira Rio nas proximidades do Corpo de Bombeiros. O rio continua a subir e neste nível ele não chega a atingir nenhuma residência. Nós seguimos o monitoramento e se necessário emitiremos novos alertas,” salientou.
A população deve ficar atenta, principalmente aqueles que moram próximos à taludes e áreas de risco, por causa do risco de deslizamento, já que ocorre um período prolongado de chuva e o solo está encharcado, com isso há sempre ocorre o risco de deslizamento.
Fonte: Prefeitura da Brusque
Tags:
Sobre o autor:
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal ClicSC.
Somente no estado de Santa Catarina são mais de 1.200 vagas abertas nas 52 unidades de negócio do grupo, incluindo oportunidades nas lojas Fort Atacadista, Comper e Farmácia SempreFort; inscrições são válidas de 28 de abril a 3 de maio