keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Vídeo: Risco de estiagem faz com que Casan use sonda de perfurar petróleo para buscar água na Serra Catarinense

A Casan contratou empresas especializadas com tecnologia semelhante a extração de petróleo, que montou uma plataforma e uma sonda

X

A possibilidade de uma nova estiagem na Serra Catarinense fez com que a Casan – Companhia Catarinense de Águas e Saneamento, iniciasse uma megaoperação com cerca de 15 carretas, bombas de alta potência e maquinário sofisticado que busca água por meio de uma perfuração que pode chegar a até 1.110m diretamente na Câmara do Aquífero Guarani, em São Joaquim.

A Casan contratou empresas especializadas com tecnologia semelhante a extração de petróleo, que montou uma plataforma e uma sonda. Os investimentos chegam a quase R$5 milhões apenas na cidade de São Joaquim.

De fabricação Romena, a Sonda TS trazida pela Casan se deslocou do Estado do Sergipe, onde estava perfurando um poço de petróleo e tem a capacidade de perfuração máxima de até 2 mil metros abaixo do solo. A sonda foi içada em uma plataforma de 38 metros de altura que irá buscar a água em um dos pontos mais recônditos do subsolo joaquinense. Atravessando, inclusive, a parte rochosa do basalto.

Além da sonda, tanques de rejeitos de lama, bombas, potentes motores e uma plataforma também foram montadas. Uma broca com dentes de tugnstênio (um metal tão resistente quanto o Nióbio) deverá triturar, com ajuda de lama através da sonda, as rochas de basalto (pedra ferro) e chegar até à câmara do Aquífero Guarani, em uma profundidade prevista entre 850m e até 1.100m em um prazo de 3 a 4 meses de perfuração.

Se estima, que com a perfuração de saída de 26 polegadas, a vazão de água possa ser de 150mil a 300mil litros por hora.

Geral

Deslizamento interdita novamente Serra do Rio do Rastro

Serra do Rio do Rastro permanecerá interditada até segunda-feira (18)

Geral

Previsão indica temporais em diversas regiões de SC neste domingo

Chuvas volumosas são previstas para o período da tarde em diversas regiões do Estado

Geral

VÍDEO: Câmeras flagram ladrão furtando carro de funerária com defunto dentro

Câmeras de segurança de estabelecimentos próximos à floricultura, onde o ladrão furtou um veículo de uma funerária com corpo dentro, em Laguna, na noite de sábado (16), mostraram a ação rápida do criminoso. O fato […]

Geral

São João Batista registra queda de duas pontes e alagamentos após temporal

Cidade registrou alagamentos e diversos estragos durante a madrugada deste domingo

Geral

Vídeo: Serra do Rio do Rastro está com trânsito liberado

Rodovia foi interditada para retirada de rochas de grandes proporções

Mais notícias