keyboard_backspace

Página Inicial

Brasil

Vídeo: Satélite soviético em órbita há 40 anos cai sobre o Sul do Brasil

O satélite foi lançado em 20 de janeiro de 1983 através do foguete Vostok-2M, no Cosmódromo de Plesetsk, situado na antiga União Soviética.

X
Reprodução/Clima ao vivo

Na noite desta segunda-feira (03), ocorreu a reentrada do satélite espião soviético na atmosfera. O satélite Cosmos 1437 (código NORAD 13770) estava em órbita há quase 40 anos e caiu sobre a Região Sul do Brasil.

A reentrada foi captada pela câmera do Clima ao Vivo em:

– Tangará/SC – Thiago Boesing Fotos 360°

Por duas câmeras da Bramon (Rede Brasileira de Observação de Meteoros) em:

– Monte Castelo/SC – Jocimar Justino de Souza

E por câmeras de usuários em:

– Jaguarão/RS – Gabriele Aguiar

– Monte Carlo/SC – Guilherme Carlim

– Francisco Beltrão/PR – Marcus Vinicius Dal Bem

Quando o satélite foi lançado?

O satélite foi lançado em 20 de janeiro de 1983 através do foguete Vostok-2M, no Cosmódromo de Plesetsk, situado na antiga União Soviética. Há algum tempo, sua órbita estava se deteriorando e a reentrada já era prevista para a data que ocorreu.

Análises

Após receber os relatos e analisar os vídeos, a Bramon conseguiu identificá-lo. A trajetória, horário e características da bola de fogo que cruzou o céu do Sul do Brasil são compátiveis com essa reentrada.

Não é fácil prever o horário e local exato onde vai haver uma reentrada, porém a Aerospace conseguiu essa façanha. Com os dados orbitais de três horas antes da reentrada, a Aerospace conseguiu descobrir que seria no Brasil, às 21:02h (horário de Brasília) desta segunda-feira (03). E foi neste horário que a câmera da Bramon, em Monte Castelo/SC, captou o satélite cruzando o céu do Sul do país.

Essa reentrada foi perigosa?

Ainda de acordo com a Bramon, essa reentrada não trouxe riscos para a população. A maior parte do satélite foi vaporizada ao entrar na atmosfera. As peças mais resistentes podem resistir ao calor da reentrada, porém é provável que tenham caído no oceano, após riscarem o céu dos três estados do Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Parana) e também do Uruguai.

Informações: Samira Avelar/Clima ao vivo

Fonte: Clicsc

Brasil

Caminhoneira youtuber de SC fala pela primeira vez depois de grave acidente

A caminhoneira Aline Ouriques, conhecida como a Musa das Estradas, comentou sobre seu acidente e estado de saúde neste final de semana. A caminhoneira conhecida por seu canal no youtube se recupera de um acidente […]

Brasil

Youtuber caminhoneira fica presa nas ferragens e passa por cirurgia após acidente no Mato Grosso

Testemunhas contaram que Aline passou em cima de uma peça quebrada que estava na pista

Brasil

Associação de cruzeiros decide manter suspensão de temporada

A medida voluntária vai até o dia 4 de fevereiro, diz Clia

Brasil

Conheça Aline Ouriques, a caminhoneira youtuber de Santa Catarina que ganhou fama em todo o Brasil

Com 32 anos, Aline Ouriques seguiu um caminho diferente das outras influencers, ela resolveu mostrar sua rotina como caminhoneira! Natural de Tubarão, a mulher acumula mais de 60 mil seguidores no instagram e mais de […]

Mais notícias

Segurança, seguranca

Queda de helicóptero deixou três pessoas feridas diz Guarda Municipal de Florianópolis

Imagens que circulam pela internet mostram os guarda-vidas da praia retirando os três de dentro da aeronave e prestando os primeiros socorros na areia da praia.

Segurança

Vídeo mostra correria de banhistas para tentar salvar vítimas de helicóptero que caiu em Florianópolis

Um helicóptero caiu no mar da praia de Canasvieiras na tarde desta terça-feira (19). O acidente chocou banhistas. Imagens divulgadas na internet mostram dezenas de pessoas ao redor das partes da aeronave. A cabine, ainda […]