keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Violência contra o idoso cresceu com a pandemia e pode dar novo salto em 2021

Alerta foi feito nesta quinta-feira (17) durante Roda de Conversa entre os vereadores de São José , representantes de entidades e do município

X
Siga-nos no google-news

Os casos de violência contra a pessoa idosa em São José quase dobraram entre 2019 e 2020, durante os primeiros 12 meses da pandemia do coronavírus e podem dar um novo salto em 2021. O alerta foi feito nesta quinta-feira (17) pelas lideranças que participaram de Roda de Conversa promovida pela Câmara de Vereadores.

Em 2020 os casos de negligência e violência física, psicológica e sexual, segundo dados da Secretaria Municipal de Assistência Social, saltaram para 198. Eram 108 em 2019, quando houve queda em relação a 2018 (124 casos). Os idosos, por serem o público mais sensível ao ataque do coronavírus, ainda foram os que mais se isolaram e até hoje estão com pouco acesso à programas públicos e eventos de lazer e saúde. Até 2019 esses programas e eventos eram, muitas vezes, a única oportunidade para se relacionarem com outras pessoas, para se movimentarem e terem acesso a uma série de outros benefícios. Em casa, ainda ficaram à mercê de golpes por telefone, que também cresceram e até da chamada violência financeira, que é quando familiares retiram deles o acesso aos seus recursos financeiros, aposentadorias, poupanças e contas bancárias.

O que mais preocupa as autoridades é que o problema continua. Em 2021 já foram registrados 148 casos em seis meses, segundo Marla Sacco Martins, diretora da Secretaria de Assistência Social, representante do município no encontro. De acordo com ela, mantido o mesmo ritmo os casos de violência e abuso contra a pessoa idosa podem dobrar novamente. “É importante discutir essa questão aqui na Câmara para que sejam pensadas novas políticas em defesa do idoso”, destacou. Ela lembrou que hoje o município de São José tem 42 casos em atendimento. Destes, 41% envolvem negligência, 27% violência propriamente dita e 30% violência psicológica. 1,89% envolvem violência sexual.

“O aumento da violência contra a pessoa idosa é uma realidade e não podemos deixar de discutir esse assunto e alertar a nossa sociedade”, destacou a presidente da Casa, vereadora Méri Hang. Ele garantiu que as portas da Câmara estão abertas para a discussão de propostas, benefícios e necessidades para a pessoa idosa.

Além da diretora da Secretaria de Assistência Social, também participaram do encontro vereadores,  a professora aposentada, Claudete Ogibovki, a coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa e Titular do Conselho Estadual do Idoso, Patrícia Klein e o representante do Conselho Municipal do Idoso, Antonino Souza.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Cidades

Santa Catarina celebra a marca de mais de 150 Selos ARTE concedidos pela Cidasc

O reconhecimento ressalta a excelência e a autenticidade dos produtos regionais

Cidades

Arranha-céu de 211 metros de altura em BC parece até ser transparente e foto viraliza

Conheça o prédio de 61 andares que parece ser 'invisível' em Balneário Camboriú

Cidades

Obra do engordamento chega à Jurerê Tradicional

Para o lado de Jurerê Internacional ser totalmente alargado faltam apenas 60 metros

Cidades

Blumenau: Defesa Civil ordena evacuação de casas em zona de deslizamento

As famílias afetadas foram notificadas na última sexta-feira (10) e terão que deixar os imóveis imediatamente

Cidades

Celebrações marcam os 191 anos de história de Porto Belo

Tradicional corte do bolo acontecerá às 15h

Mais notícias

Grande Florianópolis

Em Florianópolis, Casa Milano Hercílio Luz recebe 12ª edição do coletivo de marcas The House 

O evento será nos dias 10 e 11 de maio, proporcionando uma oportunidade para compras de Dia das Mães e para as estações mais frias do ano

Infraestrutura

Porto Belo inicia projeto de infraestrutura elétrica subterrânea na Praça da Bandeira

A assinatura da Ordem de Serviço para a execução de obras de infraestrutura no local foi realizada nesta terça-feira (23)