keyboard_backspace

Página Inicial

Mercado Imobiliário

Vivapark Porto Belo ganha certificação de referência mundial em sustentabilidade

Conquista catarinense coloca o mercado imobiliário brasileiro em um novo contexto e consolida o projeto como um case de sucesso a ser seguido no País e no mundo

X

O primeiro bairro parque do Brasil, o Vivapark Porto Belo, da empresa catarinense Vokkan, acaba de receber reconhecimento internacional pelo seu compromisso com práticas sustentáveis em urbanismo. O empreendimento localizado na Costa Esmeralda, no litoral de Santa Catarina, foi o primeiro no mundo a obter o selo LEED for Communities: Plan and Design nível Platinum – o mais elevado do sistema de certificação que é referência mundial em sustentabilidade e meio ambiente.

A conquista catarinense coloca o mercado imobiliário brasileiro em um novo contexto e consolida o projeto como um case de sucesso a ser seguido no País e no mundo. “Ao nosso lado estão projetos como Milano Porta Nuova, bairro onde está localizado o famoso edifício Bosco Verticale na Itália, ou o distrito aeroportuário de Atlanta, nos Estados Unidos” afirma Roderjan Volaco, CEO da Vokkan.

“Com essa conquista, o Vivapark presenteia todos os profissionais e empresas que atuam no movimento de Green Building destacando Brasil no cenário internacional, visto que a certificação LEED está presente em 180 países”, diz Felipe Faria, CEO do Green Building Council Brasil, e complementa, “o Vivapark comprova que podemos alinhar desenvolvimento econômico e qualidade de vida com responsabilidade ambiental.

No empreendimento, a cultura da sustentabilidade e qualidade de vida estão enraizadas e seguramente beneficiará seus moradores, e os demais públicos relacionados”. Para obter a certificação, foram analisados 36 quesitos. Ao final do processo de avaliação, o Vivapark Porto Belo atingiu 87 pontos dos 110 possíveis.

“Além de conquistar o nível mais elevado de certificação, o Vivapark Porto Belo chegou no mais alto score já registrado no mundo até hoje nessa tipologia. Para possibilitar isso, o projeto precisa comprovar o seu compromisso com a qualidade de vida, sustentabilidade e eficiência através de diferenciais como uma elevada taxa de áreas verdes por habitante, conectividade entre todos os pontos do bairro, mobilidade urbana, baixas emissões de gases do efeito estufa e gestão excelente dos recursos hídricos”, afirma Eduardo Mattos, sócio da Forte, consultoria responsável pelo processo de certificação.

Entre os itens avaliados, destacam-se: Qualidade de Vida e Inovação, onde o Vivapark atingiu a pontuação máxima; Processos Integrados, com quatro pontos dos cinco possíveis e Sistemas Naturais e Ecologia, 11 pontos dos 13 possíveis. Outro item de destaque foi a qualificação obtida em Transporte e Uso da Terra, 16 pontos dos 18 possíveis e nota máxima nos subquesitos Transporte Misto e Walkability – ou seja, o maior protagonismo para pedestres nas vias de circulação, um dos pilares do projeto urbanístico assinado pelo arquiteto Jaime Lerner. O Vivapark Porto Belo também obteve pontuações elevadas em critérios como Eficiência Hídrica, com 5 pontos dos 12 possíveis; Energia Limpa, 25 de 31; Recursos Materiais, 7 de 11; e Prioridade Regional, 3 de 4.

A certificação LEED na prática

Alinhado às diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, a certificação LEED é um dos mais renomados e confiáveis sistemas globais de avaliação de cidades, comunidades e empreendimentos – mas sua importância vai muito além de um selo de qualidade. O LEED traduz em métricas alguns dos componentes mais importantes no que diz respeito à qualidade de vida e ao impacto das relações sociais no meio-ambiente. Além disso, aspectos como segurança, tecnologia, saúde, inclusão, mobilidade, conectividade, proteção à biodiversidade e cuidado com recursos hídricos já são determinantes na valorização de imóveis em todo o mundo e tendem a ser indispensáveis nos próximos anos.

“Escolher um empreendimento com uma certificação desse porte é ter a garantia de apostar em um projeto que coloca a sustentabilidade como prioridade desde o estágio inicial de planejamento e construção. Além disso, é ter a certeza de morar com qualidade de vida sob diversos aspectos porque todos os itens avaliados pelo LEED podem ser sentidos na prática por cada morador do bairro a longo prazo”, comenta Roderjan.

Em todo o mundo, apenas 103 projetos estão em processo de certificação LEED na categoria Cities & Communities. De todos os projetos avaliados, apenas oito possuem a certificação recém-obtida pelo empreendimento da Vokkan, o que dá a dimensão do patamar atingido pelo bairro parque a nível global de sustentabilidade.

Sobre a Vokkan:

A Vokkan é uma empresa que desenvolve ecossistemas sustentáveis e inteligentes por meio de negócios imobiliários. Com o foco em soluções urbanísticas que priorizam as relações humanas, contribui de forma direta no desenvolvimento social e urbano das localidades em que atua.

A Vokkan possui o respaldo e expertise de empresas como o Grupo Roderjan, uma das maiores contabilidades e administradoras de condomínios do Vale do Itajaí, e Jaime Lerner, um dos mais importantes e premiados urbanistas que o Brasil já teve. Um dos projetos gerados por essa parceria é o Vivapark Porto Belo, localizado em ponto estratégico da Costa Esmeralda em Santa Catarina, o primeiro bairro parque do Brasil que une espaços de moradia, trabalho, educação, lazer e cultura e que contará com uma área verde de mais de 138 mil m2 .

Sobre o Vivapark Porto Belo:

Vivapark Porto Belo, empreendimento localizado em ponto estratégico da Costa Esmeralda em Santa Catarina, é o primeiro Bairro Parque do Brasil. Inspirado em tendências mundiais de planejamento urbano que privilegiam as relações humanas, une espaços de moradia, trabalho, educação, lazer e cultura apoiados por uma infraestrutura de alta tecnologia. O Vivapark Porto Belo foi idealizado por Jaime Lerner, juntamente com paisagismo de Juliana Castro, e contará com uma área verde de mais de 138 mil m2 .

O empreendimento possui padrão internacional de sustentabilidade por meio da certificação LEED for Communities, principal sistema global de avaliação de qualidade de vida em uma comunidade, e alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Os conceitos inovadores e a localização privilegiada do empreendimento tem se mostrado um sucesso comercial e, em 2020, o Vivapark Porto Belo realizou o maior lançamento imobiliário da história de Santa Catarina.

Sobre o GBC Brasil:

O Green Building Council é uma organização sem fins lucrativos, presente em 80 países e com certificações em 180 países, com a missão de transformar a indústria da construção civil e a cultura da sociedade em direção à sustentabilidade. O GBC Brasil atua para desenvolver a indústria da construção sustentável no país, utilizando as forças de mercado para conduzir a adoção de práticas de green building em um processo integrado de concepção, implantação, construção e operação de edificações e espaços construídos, contribuindo para garantir o equilíbrio entre desenvolvimento econômico, impactos socioambientais e uso de recursos naturais, visando a melhoria da qualidade de vida e bemestar da atual e das futuras gerações.

Mercado Imobiliário

Evento em Brusque reuniu empresários do ramo imobiliário

Em Brusque, os empresários conheceram mais detalhes do projeto e participar da rodada de negócios com condições de parcelamento e descontos exclusivos

Mercado Imobiliário

Cantor Roberto Carlos fatura R$ 1 bilhão como sócio de incorporadora

O cantor ainda empresta o nome das suas músicas para os empreendimentos da incorporadora

Mercado Imobiliário

Balneário Camboriú chega ao topo e se torna a cidade com o metro quadrado mais valorizado do país

Para o presidente do Sinduscon de Balneário Camboriú e Camboriú, engenheiro Nelson Nitz, tudo leva a crer que a cidade manterá esta posição de destaque

Mercado Imobiliário

PIB de Balneário Piçarras chega na casa do bilhão, aponta IBGE

Com o desenvolvimento regional, a busca por empreendimentos de qualidade, alto padrão, segurança e conforto passam a ser escolhas de moradores e turistas

Mercado Imobiliário

Primeira edição de balanço socioambiental é lançada pela FG Empreendimentos

Documento apresenta ações desenvolvidas pela companhia, dividido em seis dimensões a partir dos critérios Ambientais, Sociais e de Governança

Mais notícias

Geral

Tempestade Yakecan: ventos já passaram de 75km/h e Defesa Civil monitora fenômeno

De acordo com a Defesa Civil, até a noite de quarta-feira, 18, o sistema pode se intensificar e ganhar características de Tempestade Tropical, trazendo ventos sustentados, que são contínuos, de 75 km/h.

Economia

Negócios: Estado é apresentado para 30 países no SC Day

Evento foi realizado na Embaixada de Portugal, em Brasília