keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Você sabe o que é e como funciona um sistema de abastecimento de água?

Aproximadamente 70% da superfície terrestre encontra-se coberta por água. No entanto, menos de 3% desse volume é de água doce e a maior parte está concentrada em geleiras. Assim, resta apenas uma pequena porcentagem de […]

X

Aproximadamente 70% da superfície terrestre encontra-se coberta por água. No entanto, menos de 3% desse volume é de água doce e a maior parte está concentrada em geleiras. Assim, resta apenas uma pequena porcentagem de águas superficiais para nossas atividades.

Reginalva Mureb, presidente da Águas de Bombinhas, lembra que a  água que é encontrada na natureza não é própria para consumo. “Mesmo quando cai em forma de chuva, ainda contém impurezas. E quando toca o solo, absorve substâncias impuras alterando ainda mais sua qualidade”, disse.

Para ser considerada água própria para consumo é necessário que se atenda alguns requisitos de potabilidade. Se tiver alguma substância que altera seu padrão, é classificada como poluída. Os componentes que indicam poluição orgânica são: compostos nitrogenados, oxigênio consumido e cloretos.

 Em locais onde não existem um sistema de abastecimento de água pública, a obtenção da água pode ser feita através de poço artesiano.

Um sistema de abastecimento de água consiste no conjunto de obras, equipamentos e serviços com o objetivo de levar água potável para uso no consumo doméstico, indústria, serviço público, entre outros. Depois de tratada, a água segue para os reservatórios.  Para chegar ao consumidor é necessária uma rede de distribuição eficiente. Por isso, a pressão deve ser ideal e satisfatória ao longo do trajeto. Nos pontos de menor pressão, é necessário instalar bombas (boosters) para levar a água.

Utilidade Pública

Programa Afluentes estreita laços entre Águas de Camboriú e comunidade

Principal foco são as relações com líderes comunitários e presidentes de associações de moradores

Utilidade Pública

Poços artesianos de Penha serão 100% automatizados

Poços tubulares de grande profundidade – também conhecidos com artesianos – da concessionária compõem o sistema de abastecimento da cidade.

Utilidade Pública

Saiba onde encontrar um totem de autoatendimento da Águas de Bombinhas

Com isso, os clientes da concessionária poderão consultar débitos, emitir 2ª via da fatura, fazer pagamento (débito e crédito) e parcelamento de conta

Utilidade Pública

Implantação do sistema de esgoto em Camboriú resultará na despoluição gradativa do Rio Camboriú

Em Camboriú, a implantação do sistema de esgotamento sanitário é considerada a principal solução para a despoluição do rio

Utilidade Pública

Evite aborrecimentos: fuja do “gato” na rede de água

Furto de água é uma prática criminosa passível de penalidade

Mais notícias

Geral

Unimed Litoral é homenageada com o Prêmio Cambori

A Unimed Litoral recebeu na última sexta-feira, 26, o Prêmio Cambori, em evento promovido pela Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc), para destacar a trajetória e reconhecer publicamente empreendedores e empresas que fazem […]