keyboard_backspace

Página Inicial

economia

Volta às aulas aqueceu faturamento do comércio em SC

O aumento ocorreu principalmente em estabelecimentos como lojas de departamento, magazines e multicoisas.

X
Foto: Divulgação

O comércio de Santa Catarina registrou um incremento de 31,4% no faturamento em fevereiro na comparação com os demais meses do ano, segundo empresários do setor. A alta foi puxada pelo movimento de vendas para a volta às aulas. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o aumento do faturamento foi de 22%. 

O aumento ocorreu principalmente em estabelecimentos como lojas de departamento, magazines e multicoisas. E foi menor em supermercados e hipermercados, por exemplo. Para atender o crescimento da demanda, 12,9% das empresas contrataram funcionários. A média foi de 3,2 trabalhadores a mais. 

“Esse resultado bastante significativo se deve tanto à base de avaliação dos meses anteriores, uma vez que o grupo de atividade que envolvem materiais escolares foi o segundo mais afetado […], como também ao típico incremento nas vendas que é comum do período de volta às aulas”, disse em relatório a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de SC (Fecomércio/SC), que realizou a pesquisa. 

Além disso, o ticket médio dos consumidores caiu. Passou de R$ 165,48 em 2020 para R$ 141,32 em 2021, recuo de 14,6%. A maioria dos empresários afirma que os consumidores compraram apenas os itens que não puderam ser reaproveitados do ano anterior. 

O método de pagamento preferido foi à vista no débito (29,7%), seguido de à vista no dinheiro (27,9%), à vista no cartão de crédito (24,3%), e parcelado no cartão de crédito (15,9%). 
A pesquisa foi realizada entre 18 e 21 de fevereiro com 333 empresas do comércio de Santa Catarina de sete cidades: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages.

Fonte: Clicsc

economia

SINE de Itapema está com 30 novas vagas de emprego

Por conta das medidas de prevenção ao coronavírus, os interessados podem agendar as entrevistas diretamente com as empresas, pelo site empregabrasil.mte.gov.br ou baixe o aplicativo SINE Fácil

economia

Setor de serviços em Santa Catarina tem alta de 9,9% em fevereiro

O volume de serviços em SC no acumulado de janeiro e fevereiro teve crescimento de 7,5%, o maior entre as 27 Unidades da Federação.

economia

Programa Juro Zero bate recorde histórico em número de operações no Estado

O dado também representa um aumento de 47,8 % se comparado com o mesmo período do ano anterior, que fechou o mês com 1.018 operações.

economia

Sicredi está entre as melhores instituições financeiras do Brasil, segundo Forbes

Resultado faz parte do ranking World's Best Banks 2021, realizado em 28 países e que avaliou critérios como atendimento, serviços digitais, entre outros

economia

Preços da gasolina e do diesel sofrem novo reajuste, confirma Petrobras

A última mudança nos preços dos combustíveis ocorreu no sábado passado

Mais notícias

Segurança

Jovem que morreu após acidente entre moto e carro em Itapema é identificado

Vítima tem 25 anos e morreu após bater a moto na traseira de veículo em Itapema

Cidades

Governadora e setor empresarial se unem por avanços para SC no Plano Nacional de Logística 2035

Governadora ressaltou que pretende se reunir novamente com o ministro da Infraestrutura neste mês