keyboard_backspace

Página Inicial

mundo

Vulcão submarino entra em erupção e causa tsunami nas Ilhas do Pacífico Sul

Ilhas de Tonga e Samoa Americana, na Oceania, foram atingidas por ondas de tsunami neste sábado (15)

X

Um tsunami atingiu Tonga neste sábado (15), após a erupção de um vulcão submarino. “Um tsunami de 1,20 m foi observado em Nuku’alofa”, capital deste pequeno arquipélago no Oceano Pacífico, anunciou a agência australiana de meteorologia. Ondas de cerca de um metro de altura foram vistas na capital do país, Nuku’alofa, que teve regiões inundadas.

Nas redes sociais, vídeos e fotos mostram imóveis sendo invadidos pela água na região próxima à praia no país, localizado no Pacífico Sul. Após a erupção do vulcão submarino Hunga-Tonga-Hunga-Ha’apai, as autoridades locais emitiram um alerta de tsunami para todo o país. O vulcão fica a cerca de 65 quilômetros de Tongatapu, principal ilha desta nação insular povoada por cerca de 71.000 habitantes.

Grande explosão

O tsunami anterior não passou de 30 cm, e o alerta tinha acabado de ser levantado, quando o vulcão entrou em erupção novamente. “Foi uma grande explosão”, relatou Mere Taufa, que estava em casa preparando o jantar, ao site de notícias Stuff. “O chão tremeu, a casa inteira foi sacudida. Vinha em ondas. Meu irmão caçula achou que tinham bombas explodindo perto de casa”, descreveu.

Poucos minutos depois, acrescentou, a água invadiu sua casa, e o muro de uma casa vizinha desabou. “Soubemos, em seguida, que era um tsunami, com a água brotando na casa. A gente ouvia gritos por todos os lados, e todo o mundo começou a fugir para as partes mais altas”, completou. A imprensa local relatou que um comboio de policiais e tropas do exército evacuou o rei Tupou VI de Tonga de seu palácio perto da costa, em um terreno mais alto.

Na sexta-feira (14), cientistas observaram explosões maciças, trovões e relâmpagos perto do vulcão. Relatos da erupção deste sábado mostram que o impacto também foi sentido em Fiji, Samoa Americana e Nova Zelândia. A erupção durou oito minutos e foi tão forte que foi ouvida “como um trovão distante” nas ilhas Fiji, a mais de 800 km de distância, disseram autoridades locais. Também se advertiu os moradores para cobrirem os reservatórios de água para protegê-los da chuva ou das cinzas ácidas.

Houve alerta para tempestades na Nova Zelândia, que fica a cerca de 2.300 quilômetros de distância de Tonga. “Correntes fortes e incomuns e ondas imprevisíveis na costa” foram relatadas pela Agência Nacional de Gerenciamento de Emergências do país. Victorina Kioa, da Comissão de Serviços Públicos de Tonga, pediu à população que “se afaste de todos os lugares ameaçados, ou seja, praias, recifes e toda a costa plana”.

mundo

Bebê nasce com quatro braços e quatro pernas e é tratado como divindade

Um bebê nasceu com quatro braços e quatro pernas no Hospital Sadar, na Índia, e está sendo idolatrado por moradores da região que acreditam que o recém-nascido seja uma encarnação de um deus hindu. O […]

mundo

Bebê é encontrado morto em caixa d’água após ser sequestrado por bando de macacos

Em depoimento, os pais informaram que não foi a primeira vez que os animais tentaram levar o filho

mundo

Youtuber que sofria de doença rara que causa envelhecimento precoce morre aos 15 anos

A confirmação da morte foi feita pela família da youtuber nas contas oficiais das redes dela

mundo

Vídeo: Milhares de besouros invadem cidade, causam pânico de viram caso de polícia

Os besouros não causam danos à saúde, mas, de acordo com autoridades locais, eles podem colidir violentamente com qualquer coisa que cruzar o seu caminho

mundo

Província do Canadá proíbe venda alcoól e maconha a não vacinados e procura pelo imunizante aumenta 300%

O objetivo da iniciativa é reduzir o contato da população não vacinada com os demais habitantes,

Mais notícias

Segurança, seguranca

Queda de helicóptero deixou três pessoas feridas diz Guarda Municipal de Florianópolis

Imagens que circulam pela internet mostram os guarda-vidas da praia retirando os três de dentro da aeronave e prestando os primeiros socorros na areia da praia.

Segurança

Vídeo mostra correria de banhistas para tentar salvar vítimas de helicóptero que caiu em Florianópolis

Um helicóptero caiu no mar da praia de Canasvieiras na tarde desta terça-feira (19). O acidente chocou banhistas. Imagens divulgadas na internet mostram dezenas de pessoas ao redor das partes da aeronave. A cabine, ainda […]