Autoridades emitem alerta para ciclones em Santa Catarina
Marinha emitiu um alerta para ventos de até 61 km/h entre as noites de sexta e sábado
Foto: Divulgação
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta sobre a formação de dois ciclones extratropicais previstos para se formarem nos próximos dias no Sul do Brasil, com potencial para causar chuvas acumuladas, ventos fortes, agitação marítima, ressacas e alagamentos costeiros.
Foto: Divulgação
O primeiro ciclone será registrado no sábado (8), entre os litorais de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, enquanto o segundo tem previsão de aparecer entre terça e quarta-feira, no litoral do Rio Grande do Sul e do Uruguai.
Foto: Divulgação
O impacto mais significativo do primeiro ciclone deve ser percebido no domingo pela manhã, com chuvas que podem acumular até 50 milímetros em 24 horas no sul de Santa Catarina. A Marinha também emitiu um alerta para ventos de até 61 km/h do Sul até Florianópolis entre as noites de sexta e sábado.
Foto: Divulgação
Além disso, há previsão de ressaca na região Sul, até Laguna, com ondas que podem alcançar 2,5 metros entre a manhã de sábado e a madrugada de domingo. Em contraponto, a Epagri/Ciram indica que a média histórica de chuvas esperada para todo o mês de julho na região varia entre 110 e 130 milímetros.
Foto: Divulgação
O segundo ciclone deve trazer chuva, rajadas intensas de vento no litoral, mar agitado, alagamentos costeiros e ressaca. Segundo o engenheiro civil especializado em geotecnia, Ricardo Mirisola, a formação de ciclones é comum nesta época do ano devido à presença de frentes frias que encontram uma zona de baixa pressão.
Foto: Divulgação
Acompanhe o CLICSC
Diariamente o CLICSC traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e siga as nossas redes sociais.
Foto: Divulgação