Santa Catarina registra a menor taxa de pobreza do País

Essa redução na porcentagem de pessoas em extrema pobreza em Santa Catarina faz parte de uma tendência nacional: o índice no Brasil como um todo também diminuiu para 5,9% em 2022

Foto: Divulgação

De acordo com os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quarta-feira (6), Santa Catarina se destaca como o estado com a menor taxa de extrema pobreza no país.

Foto: Divulgação

Em 2022, o estado registrou uma significativa redução no número de pessoas vivendo nessas condições, alcançando um índice de apenas 1,8% da população catarinense, o que representa aproximadamente 130 mil indivíduos.

Foto: Divulgação

Essa estatística reflete uma queda notável em comparação a 2021, quando atingiu seu ponto mais alto da última década, atingindo 2,4%. A definição de extrema pobreza foi baseada em parâmetros que consideram o valor de US$ 2,15 por dia em termos de Poder de Paridade de Compra (PPC) a preços internacionais de 2017, atualizados em 2021.

Foto: Divulgação

Se o critério anterior fosse aplicado, o número de pessoas vivendo em extrema pobreza seria ainda menor. Santa Catarina, empatando com o Distrito Federal, registra a menor taxa de extrema pobreza do Brasil, ambos com 1,8%.

Foto: Divulgação

Essa redução na porcentagem de pessoas em extrema pobreza em Santa Catarina faz parte de uma tendência nacional: o índice no Brasil como um todo também diminuiu para 5,9% em 2022, uma queda considerável em relação aos 9% registrados em 2021.

Foto: Divulgação

Acompanhe o CLICSC

Diariamente o CLICSC traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e siga as nossas redes sociais.

Foto: Divulgação