A Câmara Municipal de Porto Belo elegeu, durante sessão ordinária realizada na noite de ontem (19), a mesa diretora que comandará os trabalhos do parlamento no decorrer dos próximos 24 meses. A partir do próximo ano, Juliano Guerreiro (Progressistas) presidirá o Legislativo. Ele terá como vice-presidente Bento Voltolini (PL), como primeiro-secretário Magno Muñoz (MDB) e como segundo-secretário Jonatha Cabral (Republicanos).
A sessão também encerrou os trabalhos no plenário em 2022 (salvo se houver convocação extraordinária, a exemplo do que ocorreu logo após a sessão ordinária, quando foram realizadas duas extraordinárias para votar a adequação do município ao piso salarial da enfermagem). Jonas Raulino (MDB), que esteve à frente do parlamento nos últimos seis meses, aproveitou para fazer um balanço desse período, marcado principalmente por mudanças na infraestrutura do prédio que abriga o Legislativo. Além da reformulação da sala das sessões, a Casa finaliza a instalação de um elevador, uma exigência de normativas federais que recomendam melhorar a acessibilidade nos prédios públicos.
Nesse mesmo período os vereadores aprovaram a inclusão de emendas impositivas ao orçamento municipal. A partir do ano que vem, os parlamentares poderão indicar a destinação de 1,2% do orçamento, sendo que 50% desse valor deverá obrigatoriamente ser direcionado à Saúde. Também votaram pela contratação de assessores para auxiliar no trabalho legislativo, outra medida que terá impacto na dinâmica da Câmara em 2023.7. “Foram seis meses de compromisso e muito trabalho”, resumiu Jonas.
A escolha da nova diretoria teve uma peculiaridade: colocou em lados opostos colegas de partido. Willian Ismael dos Santos, o Zé do Araçá, também progressista, encabeçou a chapa alternativa a Juliano. O vencedor, embora não tenha deixado de mencionar o detalhe, garantiu que fará uma gestão pautada pelo diálogo: “Não vou ser presidente de um grupo apenas, de meia dúzia de vereadores. Quero ser um presidente para todos”, afirmou.
O plenário da Câmara entra em recesso a partir desta terça-feira (20) e só voltará às sessões ordinárias dia 2 de fevereiro. Já os demais setores do Legislativo seguem em atividade até 23 de dezembro, cumpre recesso entre 26 e 30/12 e retorna às funções em 2 de janeiro de 2023.