keyboard_backspace

Página Inicial

Geral, Turismo

O que fazer em São José: 10 pontos turísticos imperdíveis

Te apresentamos 10 pontos turísticos incríveis que irão encher a sua viagem de história e muito lazer!

X
Siga-nos no google-news

Quer saber o que fazer em São José? Te apresentamos 10 pontos turísticos incríveis que irão encher a sua viagem de história e muito lazer!

São José é a quarta cidade mais antiga de Santa Catarina. Fundada em 1750 por 182 casais açorianos, a cidade mantém os traços da cultura colonizadora em seus casarões com vista para o mar e em seu charmoso Centro Histórico.

Integrada à região metropolitana da Grande Florianópolis, são José é um importante polo industrial catarinense e possui comércio intenso. Há diversas opções para compras e também para gastronomia e vida noturna.

O município de São José é reconhecido pela sua tradição Oleira, tendo a única escola profissional específica em olaria da América Latina, a Escola de Oleiros Joaquim Antônio de Medeiros.

Além disso, na Avenida Beira-Mar de São José, um espaço público que reúne diversas opções de lazer, você encontra ciclovia, pista de caminhada, parques infantis, academia ao ar livre, quadras poliesportivas, canchas e pista de skate.

1 – Beira Mar de São José
Foto: Divulgação

Quem deseja passear em São José e quer um espaço com diferentes opções de lazer, pode escolher a beira-mar de São José, inaugurada e aberta ao público em 2001.

O local reúne ciclovia, pistas de caminhada, parques infantis, academia ao ar livre, quadras poliesportivas, cancha, pista de skate, empréstimo de triciclos, praça e uma infinidade de espaços públicos.

2 – Igreja Matriz de São José
Foto: Divulgação

A Igreja Matriz de São José foi construída pelo Governo da Capitania e recebeu no ano de 1755, a cobertura do telhado. Em 1846 a antiga igreja desabou, sendo posteriormente reconstruída pelo governo.

Por volta do ano de 1904, a paróquia foi assumida por padres franciscanos alemães, que realizaram melhorias na estrutura da matriz. No ano de 1967, a igreja foi reassumida pelos padres seculares.

3 – Praça Hercílio Luz
Foto: Divulgação

Localizada no Centro Histórico de São José, a Praça Hercílio Luz situa-se em frente à Igreja Matriz da cidade. Nela encontra-se o monumento ao primeiro centenário da Independência do Brasil e do jardim Carlos Napoleão Poeta: Caracteriza-se pelos calçamentos portugueses e pelas belezas de seu cenário floral.

4 – Praça Arnoldo de Souza
Foto: Divulgação

Localizada no Centro Histórico, a praça Arnoldo de Souza com certeza precisa estar na sua lista do que fazer em São José, abriga o Monumento aos Açorianos, erguido no provável local onde desembarcaram os primeiros imigrantes açorianos, fundadores da cidade. Na praça também ficam localizadas a Câmara de Vereadores e a sede do Arquivo Histórico Municipal de São José.

5 – Beco da Carioca
Foto: Divulgação

Carioca é uma referência popular que se faz as “bicas d’água” que abasteciam a antiga vila. O que era apenas uma nascente sem infraestrutura, transformou-se em 1840 em um bem montado lavadouro público com cisterna e torneiras para a coleta de água potável. Sua última reforma foi na década de 1980, quando foi pavimentada e ajardinada.

6 – Museu Histórico Municipal de São José
Foto: Divulgação

O sobrado do Museu Histórico Municipal de São José foi o 1º prédio protegido por tombamento estadual, no município de São José. Foi restaurado em 1984 e partir desse movimento, houve um processo de recuperação da memória da cidade resultando na criação do museu em 1988.

Construído em 1722, o prédio é um marco da história e da arquitetura de Santa Catarina que ainda conserva muitas características do século XVIII. Atualmente abriga no andar superior o Museu Histórico Municipal de São José e no andar inferior a Biblioteca Pública do município.

7 – Theatro Adolpho Mello
Foto: Divulgação

Em 1854 existia um grupo de teatro na vila de São José com o nome de “Sociedade União Theatral” que encenava dramas e comédias, no salão paroquial. Esta mesma sociedade resolveu edificar uma casa para teatro, hoje em dia o Theatro Adolpho Mello, e lançou a pedra fundamental em 17 de setembro de 1854.

Em 21 de junho de 1856 abria suas portas, no mesmo dia em que festejava-se a transformação de São José em cidade. Foi tombado como Patrimônio Histórico Cultural em 2005. Ao longo de sua trajetória, o prédio abrigou o Cine York (1925) e Cine Rajá (1945).

8 – Casa de Cultura
Foto: Divulgação

Inaugurado em 1859, funcionava originalmente no seu piso superior a Câmara Municipal de Vereadores e no inferior as celas da Cadeia Pública. Sofreu diversas alterações durante seus 150 anos de existência.

Em 1950, a Cadeia Pública foi desativada e o prédio passou a ser ocupado por diversos órgão, tais como: Cartório Eleitoral, Secretarias Municipais e a Sede da Prefeitura Municipal. Já em 1999, passou a abrigar a Casa da Cultura Municipal.

9 – Armada Cervejeira
Foto: Divulgação

A Armada Cervejeira é uma microcervejaria que começou a operar no início de 2016, em São José, município de Florianópolis. Junto com a cervejaria existe um taproom da fábrica com 21 torneiras, com cervejas fabricadas in loco e com certeza irá refrescar a sua viagem enquanto você descobre o que fazer em São José.

10 – Biblioteca Pública Albertina Ramos
Foto: Divulgação

Completando 140 anos de existência em 2017, a Biblioteca Pública de São José, denominada Albertina Ramos de Araújo, foi inaugurada com 76 volumes.

Hoje, conta com aproximadamente 15 mil materiais, que incluem obras infantis, publicações em braille e títulos solicitados para vestibulares, além de raridades históricas que ajudaram a escrever a história do município.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Karoline
Karoline Moura
Karoline Moura é formada em Design pela PUC PR, Social Media e Copywriting de ecoturismo, atua tanto em empresas de viagens e turismo, como editora no portal ClicSC.
Geral

Marca de SC aposta em personagens de Rei Leão para nova linha de massas sem glúten

Uma das maiores do setor alimentício do Brasil, a Urbano, de Jaraguá do Sul, apostou nos icônicos personagens de Rei Leão para lançamento de macarrão destinado ao público infantil

Geral

Grupos de reflexão para autores de violência doméstica cresce 34,37% em SC

Os grupos estão mais concentrados no Oeste e Vale do Itajaí

Geral

TAP estuda ampliar voos entre Florianópolis e Lisboa em 2025

Companhia aérea já vendeu quase 20 mil passagens para a nova rota que começa em setembro

Geral

Jovem arquiteta surpreende com loft futurista na CASACOR SC

Projeto de Thayane Santana é um dos ambientes que se destacam na mostra aberta para visitação em Itapema, litoral catarinense

Geral, Negócios

Fort Atacadista apresenta inovações ao mercado no Varejo Tech Day

Alfredo Lopes, Diretor de TI do Grupo Pereira, marca dona do Fort Atacadista, participou do evento promovido pela ACATE, em Florianópolis, na última semana

Mais notícias

Famosos

Top model catarinense estrela capa da revista americana “V”

O Brasil é destaque na capa da publicação norte-americana V, uma das mais aclamadas do mercado da moda, com a modelo natural de Aurora (SC) Maria Klaumann ao lado da consagrada Isabeli Fontana

Eventos

Ambiente ‘Terroir’ traz a viticultura para a CASACOR SC, em Itapema

Quem assina o espaço é a estreante Agnes Paola Picolotto; mostra de decoração segue aberta para visitação até 11 de agosto