Um dos maiores navios porta-contêineres do mundo, o APL Dublin, atracou nesta segunda-feira (27) no Porto de Navegantes, em Santa Catarina. A embarcação, pertencente à companhia CMA CGM, tem impressionantes 347,2 metros de comprimento, 45,2 metros de largura e é capaz de transportar 10.798 TEUs – medida que equivale a um contêiner de 20 pés. Esta é a primeira vez que o navio atraca no terminal, movimentando um total de 2.655 mil contêineres.
O Porto de Navegantes está se consolidando como um dos principais destinos para grandes navios que navegam pela costa brasileira. Em 2022, dentre os 632 navios que atracaram no terminal, 100 possuíam tamanho igual ou superior a 330 metros, sendo apenas um acima de 340 metros: o APL Yangshan, que, com 347,5 metros de comprimento e 45,2 metros de largura, possui dimensões semelhantes ao APL Dublin. Em novembro de 2022, a embarcação tornou-se a maior a atracar na história da Portonave. Para se ter uma ideia de sua grandeza, seu comprimento é equivalente a 73 Ferraris, 3 estádios do Maracanã ou 9 estátuas do Cristo Redentor.
Em janeiro deste ano, a Portonave foi responsável por 62% do market share de Santa Catarina. Atualmente, é o segundo maior movimentador de contêineres do país, representando 15% da movimentação nacional de TEUs e líder na região Sul. Na exportação, os destaques foram a movimentação de Carnes congeladas e seus derivados (39,7%), Madeiras e seus derivados (34,7%) e o Tabaco (5,7%). Na importação, foram os Plásticos e derivados (15,7%), Têxtil (10,5%) e Maquinário (9,5%).
Para receber navios ainda maiores, é necessário ampliar a capacidade da Bacia de Evolução do Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes. Atualmente, a manobra de navios de até 350 metros de comprimento e 51 metros de largura pode ser realizada. O objetivo é ampliar essa capacidade para embarcações de até 400 metros de comprimento por 59 metros de largura.
Recorde de caminhões
A localização da Portonave é diferenciada em relação a outros terminais portuários brasileiros. Possui uma avenida portuária que facilita o escoamento das cargas. O Gate do Terminal se aproxima do recorde de 3 mil caminhões movimentados, entre entrada e saídas, em um único dia. Neste mês de março, bateu o recorde histórico de 2.896 caminhões movimentados em um único dia. Em 2022, foram mais de 523 mil acessos.
Com quatro sócios à frente da operação, a plataforma é o primeiro “Free Label” do mercado brasileiro, ou seja, um cartão sem bandeiras (como Visa e Mastercard), que dispensa rede de adquirência e tem abrangência nacional
Antes restrito apenas a um biotipo, atualmente o mercado de modelos conta com perfis diversos, fugindo dos estereótipos padrões, para atender todos os tipos de campanhas
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade