A área de escape da BR-376, que corta a Serra do Mar, voltou a ser destaque na imprensa nesta segunda-feira (1º), após dois caminhões desgovernados terem utilizado o dispositivo para evitar acidentes. A concessionária responsável pelo trecho, Arteris Litoral Sul, registrou os casos e destacou que, em ambos, os motoristas escaparam ilesos.
O primeiro ocorreu por volta das 9h42, quando um caminhão-tanque carregado com 12 mil litros de etanol, material com potencial explosivo, conseguiu evitar um acidente ao entrar na área de escape do km 667,3. Já durante a tarde, uma carreta com pane no sistema de frenagem precisou cruzar duas faixas da descida da serra e fazer uso do mesmo dispositivo. O veículo adentrou 35 metros na área de escape até parar.
A área de escape é uma pista paralela à via principal e coberta de cinasita, uma argila expandida que ajuda a diminuir a velocidade de veículos desgovernados. No feriado prolongado, a mesma área já havia salvado a vida de 28 ocupantes de um ônibus que perdeu os freios e descia a serra a 130 km/h, na sexta-feira (28).