keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

SC tem desempenho positivo com abertura de 39 mil negócios em 2023

Florianópolis e Itajaí estão entre as cidades que mais se destacaram na abertura de novos negócios

comércio aberto X
Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Secom
Siga-nos no google-news

Santa Catarina teve um desempenho expressivo na constituição de empresas em 2023. De acordo com a Junta Comercial (Jucesc), o estado registrou um saldo positivo de 39.214 novos negócios entre janeiro e 25 de abril, resultantes de 74.199 constituições e 34.985 baixas.

As cidades que lideraram em número de empresas constituídas foram Florianópolis, com 4.397, Joinville, com 3.453, Blumenau, com 2.120 e Itajaí, com 2.489. As microempresas foram o tipo de empresa mais aberto, totalizando 36.669, em comparação com as 33.553 que encerraram as atividades.

O governador Jorginho Mello enalteceu o desempenho do estado, afirmando que “Santa Catarina é empreendedora. A abertura de empresas mostra a confiança de quem investe nas ações de Estado, que serão fortalecidas nesta gestão, comprometidas com o fortalecimento da economia”. O secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), Silvio Dreveck, compartilhou a mesma opinião e destacou a importância do governo em dar segurança jurídica para os investidores.

O presidente da Jucesc, Fernando Baldissera, afirmou que o sistema da Junta Comercial totalmente digital é um facilitador para o empreendedorismo. Ele ainda reforçou o otimismo com o povo catarinense que, segundo ele, é trabalhador e sempre busca novas oportunidades de negócios. O objetivo é aumentar a abertura de empresas até o final deste ano.

Com um total de 1.268.989 empresas ativas, as cidades que lideram o ranking são Florianópolis, Joinville, Blumenau e Itajaí, que juntas concentram o maior número de estabelecimentos em funcionamento.

Os setores com maior saldo positivo na criação de novos empreendimentos foram o comércio varejista, indústria de transformação, atividades administrativas e serviços complementares e construção. Esses números indicam um cenário favorável para o estado catarinense, que se destaca como um polo empreendedor e atrativo para novos negócios.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Economia

Catarinenses financiaram 40 mil veículos em março com alta de quase 2% no ano

Santa Catarina registrou em março o financiamento de 40 mil veículos, número que representa alta anual e leve queda em relação a fevereiro, segundo a B3

Economia

Finanças Sistêmicas: o método que promete revolucionar a relação com o dinheiro

Criado pela administradora Letícia Lucca, gaúcha radicada em Florianópolis, método une finanças estratégicas e autoconhecimento para transformar negócios e vidas; empresária atua em todo o país

Economia

Setor agrícola de Santa Catarina impulsiona a economia nacional

Empresa de Santa Catarina contribui para o avanço da economia catarinense, oferecendo componentes essenciais ao setor agrícola

Economia

Pequenos negócios tem até dia 31 para renegociar dívidas no Desenrola

O programa já beneficiou 95 mil microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte

Mais notícias

Empregos

Grupo Pereira promove semana de contratação exclusiva para pessoas com mais de 50 anos

Somente no estado de Santa Catarina são mais de 1.200 vagas abertas nas 52 unidades de negócio do grupo, incluindo oportunidades nas lojas Fort Atacadista, Comper e Farmácia SempreFort; inscrições são válidas de 28 de abril a 3 de maio