keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

SC tem desempenho positivo com abertura de 39 mil negócios em 2023

Florianópolis e Itajaí estão entre as cidades que mais se destacaram na abertura de novos negócios

comércio aberto X
Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Secom
Siga-nos no google-news

Santa Catarina teve um desempenho expressivo na constituição de empresas em 2023. De acordo com a Junta Comercial (Jucesc), o estado registrou um saldo positivo de 39.214 novos negócios entre janeiro e 25 de abril, resultantes de 74.199 constituições e 34.985 baixas.

As cidades que lideraram em número de empresas constituídas foram Florianópolis, com 4.397, Joinville, com 3.453, Blumenau, com 2.120 e Itajaí, com 2.489. As microempresas foram o tipo de empresa mais aberto, totalizando 36.669, em comparação com as 33.553 que encerraram as atividades.

O governador Jorginho Mello enalteceu o desempenho do estado, afirmando que “Santa Catarina é empreendedora. A abertura de empresas mostra a confiança de quem investe nas ações de Estado, que serão fortalecidas nesta gestão, comprometidas com o fortalecimento da economia”. O secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), Silvio Dreveck, compartilhou a mesma opinião e destacou a importância do governo em dar segurança jurídica para os investidores.

O presidente da Jucesc, Fernando Baldissera, afirmou que o sistema da Junta Comercial totalmente digital é um facilitador para o empreendedorismo. Ele ainda reforçou o otimismo com o povo catarinense que, segundo ele, é trabalhador e sempre busca novas oportunidades de negócios. O objetivo é aumentar a abertura de empresas até o final deste ano.

Com um total de 1.268.989 empresas ativas, as cidades que lideram o ranking são Florianópolis, Joinville, Blumenau e Itajaí, que juntas concentram o maior número de estabelecimentos em funcionamento.

Os setores com maior saldo positivo na criação de novos empreendimentos foram o comércio varejista, indústria de transformação, atividades administrativas e serviços complementares e construção. Esses números indicam um cenário favorável para o estado catarinense, que se destaca como um polo empreendedor e atrativo para novos negócios.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Economia

Mais de 45 mil MEIs podem ser excluídos do Simples Nacional por dívidas

O prazo para regularização das pendências vai até janeiro de 2025

Economia, Negócios

PixCard, de SC, inova em crédito parcelado por pix e planeja crescer mais de 170%

Com quatro sócios à frente da operação, a plataforma é o primeiro “Free Label” do mercado brasileiro, ou seja, um cartão sem bandeiras (como Visa e Mastercard), que dispensa rede de adquirência e tem abrangência nacional

Economia

Grupo Pereira está entre os 20 maiores varejistas do Brasil e é líder em Santa Catarina

Companhia, que comanda redes como o Fort Atacadista, alcança a 16ª posição no ranking das 300 maiores empresas do varejo brasileiro

Economia

Crescente movimentação em portos catarinenses aumenta procura por centros logísticos

No ritmo de crescimento em 2024, a NDI Log, localizada em Barra Velha, prevê alta de até 40% no segundo semestre

Economia

Governo de SC arrecada R$ 4,3 bilhões em junho e registra alta real de 8,4%

No entanto, foi a primeira vez no ano em que o indicador não ultrapassou a marca dos 10%

Mais notícias

Cotidiano

Mercado de modelos em Santa Catarina se destaca por revelar perfis diversos

Antes restrito apenas a um biotipo, atualmente o mercado de modelos conta com perfis diversos, fugindo dos estereótipos padrões, para atender todos os tipos de campanhas

Segurança

WhatsApp ativa modo walkie talkie para grupos com mensagens em tempo real

Novo recurso permite troca instantânea de mensagens de voz, sem substituir chamadas