Santa Catarina teve um desempenho expressivo na constituição de empresas em 2023. De acordo com a Junta Comercial (Jucesc), o estado registrou um saldo positivo de 39.214 novos negócios entre janeiro e 25 de abril, resultantes de 74.199 constituições e 34.985 baixas.
As cidades que lideraram em número de empresas constituídas foram Florianópolis, com 4.397, Joinville, com 3.453, Blumenau, com 2.120 e Itajaí, com 2.489. As microempresas foram o tipo de empresa mais aberto, totalizando 36.669, em comparação com as 33.553 que encerraram as atividades.
O governador Jorginho Mello enalteceu o desempenho do estado, afirmando que “Santa Catarina é empreendedora. A abertura de empresas mostra a confiança de quem investe nas ações de Estado, que serão fortalecidas nesta gestão, comprometidas com o fortalecimento da economia”. O secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), Silvio Dreveck, compartilhou a mesma opinião e destacou a importância do governo em dar segurança jurídica para os investidores.
O presidente da Jucesc, Fernando Baldissera, afirmou que o sistema da Junta Comercial totalmente digital é um facilitador para o empreendedorismo. Ele ainda reforçou o otimismo com o povo catarinense que, segundo ele, é trabalhador e sempre busca novas oportunidades de negócios. O objetivo é aumentar a abertura de empresas até o final deste ano.
Com um total de 1.268.989 empresas ativas, as cidades que lideram o ranking são Florianópolis, Joinville, Blumenau e Itajaí, que juntas concentram o maior número de estabelecimentos em funcionamento.
Os setores com maior saldo positivo na criação de novos empreendimentos foram o comércio varejista, indústria de transformação, atividades administrativas e serviços complementares e construção. Esses números indicam um cenário favorável para o estado catarinense, que se destaca como um polo empreendedor e atrativo para novos negócios.