A Petrobras anunciou, nesta terça-feira (16), uma mudança significativa em sua estratégia comercial. A estatal decidiu colocar fim à paridade de preços do petróleo, incluindo gasolina e diesel, com o dólar e o mercado internacional. A medida foi aprovada pela Diretoria Executiva da empresa.
Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Petrobras explicou que o custo alternativo do cliente levará em consideração as principais opções de fornecimento, tanto de produtos similares como de substitutos. Por sua vez, o valor marginal para a Petrobras será baseado no custo de oportunidade, considerando as diversas alternativas disponíveis para a empresa, como produção, importação e exportação do produto em questão, bem como os petróleos utilizados no refino.
De acordo com a estatal, “os reajustes continuarão a ser feitos sem periodicidade definida, evitando a volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio ser repassada para os preços internos”. Além disso, as decisões relacionadas à estratégia comercial continuarão sob a responsabilidade do Grupo Executivo de Mercado e Preço, composto pelo presidente da companhia, pelo diretor executivo de Logística, Comercialização e Mercados e pelo diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores.
Essa mudança na estratégia comercial está em consonância com a Diretriz de Formação de Preços no Mercado Interno, aprovada pelo Conselho de Administração em 27 de julho de 2022. Seu principal objetivo é estabelecer preços competitivos por polo de venda, buscando o equilíbrio com os mercados nacional e internacional, levando em consideração a melhor alternativa disponível para os clientes.
Segundo a estatal, essa estratégia permitirá à Petrobras competir de forma mais eficiente, considerando sua participação no mercado, otimizando seus ativos de refino e buscando rentabilidade de maneira sustentável. Além disso, a empresa terá maior flexibilidade para praticar preços competitivos, aproveitando suas melhores condições de produção e logística, e competindo com outros atores do mercado de combustíveis no Brasil, como distribuidores e importadores.
O comunicado também enfatiza que a precificação competitiva manterá um patamar de preço que garantirá a realização dos investimentos previstos no Planejamento Estratégico, com o objetivo de preservar a sustentabilidade financeira da companhia.
“A Petrobras reafirma seu compromisso com a geração de valor e sua sustentabilidade financeira de longo prazo, mantendo um equilíbrio com o mercado”, declarou a empresa.