keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Petrobras reestrutura estratégia comercial e encerra paridade internacional no preço do combustível

A mudança foi aprovada pela Diretoria Executiva da estatal e anunciada nesta terça

letreiro da petrobras em um muro cinza X
Foto: Reprodução
Siga-nos no google-news

A Petrobras anunciou, nesta terça-feira (16), uma mudança significativa em sua estratégia comercial. A estatal decidiu colocar fim à paridade de preços do petróleo, incluindo gasolina e diesel, com o dólar e o mercado internacional. A medida foi aprovada pela Diretoria Executiva da empresa.

Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Petrobras explicou que o custo alternativo do cliente levará em consideração as principais opções de fornecimento, tanto de produtos similares como de substitutos. Por sua vez, o valor marginal para a Petrobras será baseado no custo de oportunidade, considerando as diversas alternativas disponíveis para a empresa, como produção, importação e exportação do produto em questão, bem como os petróleos utilizados no refino.

De acordo com a estatal, “os reajustes continuarão a ser feitos sem periodicidade definida, evitando a volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio ser repassada para os preços internos”. Além disso, as decisões relacionadas à estratégia comercial continuarão sob a responsabilidade do Grupo Executivo de Mercado e Preço, composto pelo presidente da companhia, pelo diretor executivo de Logística, Comercialização e Mercados e pelo diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores.

Essa mudança na estratégia comercial está em consonância com a Diretriz de Formação de Preços no Mercado Interno, aprovada pelo Conselho de Administração em 27 de julho de 2022. Seu principal objetivo é estabelecer preços competitivos por polo de venda, buscando o equilíbrio com os mercados nacional e internacional, levando em consideração a melhor alternativa disponível para os clientes.

Segundo a estatal, essa estratégia permitirá à Petrobras competir de forma mais eficiente, considerando sua participação no mercado, otimizando seus ativos de refino e buscando rentabilidade de maneira sustentável. Além disso, a empresa terá maior flexibilidade para praticar preços competitivos, aproveitando suas melhores condições de produção e logística, e competindo com outros atores do mercado de combustíveis no Brasil, como distribuidores e importadores.

O comunicado também enfatiza que a precificação competitiva manterá um patamar de preço que garantirá a realização dos investimentos previstos no Planejamento Estratégico, com o objetivo de preservar a sustentabilidade financeira da companhia.

“A Petrobras reafirma seu compromisso com a geração de valor e sua sustentabilidade financeira de longo prazo, mantendo um equilíbrio com o mercado”, declarou a empresa.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Economia

Catarinenses financiaram 40 mil veículos em março com alta de quase 2% no ano

Santa Catarina registrou em março o financiamento de 40 mil veículos, número que representa alta anual e leve queda em relação a fevereiro, segundo a B3

Economia

Finanças Sistêmicas: o método que promete revolucionar a relação com o dinheiro

Criado pela administradora Letícia Lucca, gaúcha radicada em Florianópolis, método une finanças estratégicas e autoconhecimento para transformar negócios e vidas; empresária atua em todo o país

Economia

Setor agrícola de Santa Catarina impulsiona a economia nacional

Empresa de Santa Catarina contribui para o avanço da economia catarinense, oferecendo componentes essenciais ao setor agrícola

Economia

Pequenos negócios tem até dia 31 para renegociar dívidas no Desenrola

O programa já beneficiou 95 mil microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte

Mais notícias

Empregos

Grupo Pereira promove semana de contratação exclusiva para pessoas com mais de 50 anos

Somente no estado de Santa Catarina são mais de 1.200 vagas abertas nas 52 unidades de negócio do grupo, incluindo oportunidades nas lojas Fort Atacadista, Comper e Farmácia SempreFort; inscrições são válidas de 28 de abril a 3 de maio