keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Santa Catarina alcança nova posição de destaque no setor de serviços

O setor atingiu uma alta expressiva de 29,6%, no estado e se manteve acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia)

imagem mostra trabalhador carregando telhas nos ombros enquanto usa capacete X
Divulgação
Siga-nos no google-news

O setor de serviços de Santa Catarina conquistou um feito impressionante, atingindo a 6ª posição no ranking nacional. Segundo dados do IBGE, o setor registrou um crescimento expressivo de 29,6% e manteve-se acima dos níveis pré-pandemia. Esse marco histórico foi alcançado em março deste ano, com um crescimento de 5,9% em relação a fevereiro.

Ao compararmos com o mesmo período do ano anterior, o setor apresentou um avanço de 14%. A pesquisa revela que Santa Catarina teve o quarto maior impacto na formação do índice nacional, ficando atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Dentre as atividades analisadas, destacam-se aquelas que mais impulsionaram o crescimento no estado, como serviços de transporte, serviços auxiliares aos transportes e correio, serviços de informação e comunicação, serviços profissionais, administrativos e complementares, e serviços prestados às famílias.

Em termos numéricos, o setor de outros serviços teve um crescimento de 17,5%, seguido pelos serviços prestados às famílias, com um aumento de 16,2%. Na sequência, o setor de serviços de informação e comunicação registrou uma alta de 12,6%, superando a atividade de transportes e serviços auxiliares, que teve um aumento de 9,6%.

O setor de serviços apresentou crescimento em 24 dos 27 estados do Brasil. Em março, o volume de serviços no país teve um avanço de 0,9% em comparação com fevereiro. Três das cinco atividades pesquisadas tiveram alta, com destaque para o setor de transportes, que registrou um crescimento de 3,6%, seguido pelos serviços profissionais, administrativos e complementares, com 2,6%, e serviços de informação e comunicação, com 0,2%.

Santa Catarina continua se destacando como um importante polo de serviços, impulsionando a economia do estado e contribuindo para a recuperação do país. O setor de serviços desempenha um papel fundamental na geração de empregos e no desenvolvimento econômico, mostrando sua resiliência e capacidade de adaptação diante dos desafios enfrentados.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Economia

Mais de 45 mil MEIs podem ser excluídos do Simples Nacional por dívidas

O prazo para regularização das pendências vai até janeiro de 2025

Economia, Negócios

PixCard, de SC, inova em crédito parcelado por pix e planeja crescer mais de 170%

Com quatro sócios à frente da operação, a plataforma é o primeiro “Free Label” do mercado brasileiro, ou seja, um cartão sem bandeiras (como Visa e Mastercard), que dispensa rede de adquirência e tem abrangência nacional

Economia

Grupo Pereira está entre os 20 maiores varejistas do Brasil e é líder em Santa Catarina

Companhia, que comanda redes como o Fort Atacadista, alcança a 16ª posição no ranking das 300 maiores empresas do varejo brasileiro

Economia

Crescente movimentação em portos catarinenses aumenta procura por centros logísticos

No ritmo de crescimento em 2024, a NDI Log, localizada em Barra Velha, prevê alta de até 40% no segundo semestre

Economia

Governo de SC arrecada R$ 4,3 bilhões em junho e registra alta real de 8,4%

No entanto, foi a primeira vez no ano em que o indicador não ultrapassou a marca dos 10%

Mais notícias

Cotidiano

Mercado de modelos em Santa Catarina se destaca por revelar perfis diversos

Antes restrito apenas a um biotipo, atualmente o mercado de modelos conta com perfis diversos, fugindo dos estereótipos padrões, para atender todos os tipos de campanhas

Segurança

WhatsApp ativa modo walkie talkie para grupos com mensagens em tempo real

Novo recurso permite troca instantânea de mensagens de voz, sem substituir chamadas