keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Santa Catarina alcança nova posição de destaque no setor de serviços

O setor atingiu uma alta expressiva de 29,6%, no estado e se manteve acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia)

imagem mostra trabalhador carregando telhas nos ombros enquanto usa capacete X
Divulgação
Siga-nos no google-news

O setor de serviços de Santa Catarina conquistou um feito impressionante, atingindo a 6ª posição no ranking nacional. Segundo dados do IBGE, o setor registrou um crescimento expressivo de 29,6% e manteve-se acima dos níveis pré-pandemia. Esse marco histórico foi alcançado em março deste ano, com um crescimento de 5,9% em relação a fevereiro.

Ao compararmos com o mesmo período do ano anterior, o setor apresentou um avanço de 14%. A pesquisa revela que Santa Catarina teve o quarto maior impacto na formação do índice nacional, ficando atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Dentre as atividades analisadas, destacam-se aquelas que mais impulsionaram o crescimento no estado, como serviços de transporte, serviços auxiliares aos transportes e correio, serviços de informação e comunicação, serviços profissionais, administrativos e complementares, e serviços prestados às famílias.

Em termos numéricos, o setor de outros serviços teve um crescimento de 17,5%, seguido pelos serviços prestados às famílias, com um aumento de 16,2%. Na sequência, o setor de serviços de informação e comunicação registrou uma alta de 12,6%, superando a atividade de transportes e serviços auxiliares, que teve um aumento de 9,6%.

O setor de serviços apresentou crescimento em 24 dos 27 estados do Brasil. Em março, o volume de serviços no país teve um avanço de 0,9% em comparação com fevereiro. Três das cinco atividades pesquisadas tiveram alta, com destaque para o setor de transportes, que registrou um crescimento de 3,6%, seguido pelos serviços profissionais, administrativos e complementares, com 2,6%, e serviços de informação e comunicação, com 0,2%.

Santa Catarina continua se destacando como um importante polo de serviços, impulsionando a economia do estado e contribuindo para a recuperação do país. O setor de serviços desempenha um papel fundamental na geração de empregos e no desenvolvimento econômico, mostrando sua resiliência e capacidade de adaptação diante dos desafios enfrentados.

Fonte: Clicsc

Sobre o autor:
Redação
Redação ClicSC
Clicsc é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia de Santa Catarina fundado em 2017.
Economia

Catarinenses financiaram 40 mil veículos em março com alta de quase 2% no ano

Santa Catarina registrou em março o financiamento de 40 mil veículos, número que representa alta anual e leve queda em relação a fevereiro, segundo a B3

Economia

Finanças Sistêmicas: o método que promete revolucionar a relação com o dinheiro

Criado pela administradora Letícia Lucca, gaúcha radicada em Florianópolis, método une finanças estratégicas e autoconhecimento para transformar negócios e vidas; empresária atua em todo o país

Economia

Setor agrícola de Santa Catarina impulsiona a economia nacional

Empresa de Santa Catarina contribui para o avanço da economia catarinense, oferecendo componentes essenciais ao setor agrícola

Economia

Pequenos negócios tem até dia 31 para renegociar dívidas no Desenrola

O programa já beneficiou 95 mil microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte

Mais notícias

Empregos

Grupo Pereira promove semana de contratação exclusiva para pessoas com mais de 50 anos

Somente no estado de Santa Catarina são mais de 1.200 vagas abertas nas 52 unidades de negócio do grupo, incluindo oportunidades nas lojas Fort Atacadista, Comper e Farmácia SempreFort; inscrições são válidas de 28 de abril a 3 de maio